Real Monastério de Santa Maria de Guadalupe

A história de Guadalupe está estreitamente relacionada ao Real Monastério de Santa Maria, pois o povoado cresceu ao redor do santuário para satisfazer as necessidades do mesmo, e também para acolher a grande quantidade de peregrinos que se dirigiam para venerar a famosa imagem da Virgem de Guadalupe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta relaçao do pueblo com o monastério iniciou-se quando um pastor chamado Gil de Cordero encontrou uma imagem da Virgem às margens do Rio Guadalupe. No local foi construída uma pequena ermita para sua veneraçao, origem primitiva do monastério. As primeiras notícias documentadas do monastério datam de 1340, quando o rei Alfonso XI concede terrenos  para aquele que se instalaram ao redor da ermita. Logo depois, aparece um documento referindo-se à Guadalupe como um local de realengo, isto é, cuja jurisdiçao estava subordinada ao monarca.

DSC08808Em 1389, o monastério foi entregue a Ordem dos Jerônimos pelo rei Juan I, que o custodiaram até 1835, quando foi alvo da Desamortizaçao. O convento foi abandonado e progressivamente alcançou um estado deplorável, até que em 1908 foi novamente habitado, agora por monges pertencentes a Ordem Franciscana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs monges franciscanos continuam vivendo no monastério, e foram os responsáveis pela excelente reabilitaçao do edifício e suas dependências. Atualmente , o Real Monastério de Santa Maria constitui um dos grandes centros de devoçao mariana do mundo cristao, e no dia 8 de setembro sao celebradas as festividades em honra à Virgem de Guadalupe.

DSC08828Devido às várias ampliaçoes e reformas a que foi submetido durante sua história, o monastério apresenta um traçado irregular. Graças às torres e muralhas que o cercam, o conjunto apresenta um aspecto de fortaleza. De fato, até mediados do séc. XIV, o monastério cumpriu uma funçao defensiva. Originalmente, estava cercado por uma extensa muralha, que possuía 9 metros de altura, com dois metros de grossura. A muralha rodeava o espaço destinado como horta, um espaço exterior e ao livre, que muitas vezes representava a única forma dos monges sairem de sua clausura. Os monastérios de monges que seguiam a Regra Beneditina contavam sempre com uma área reservada para o trabalho agrícola, pois seu estilo de vida baseava-se na máxima “Ora et Labora”, ou seja, reza e trabalha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste magnífico conjunto religioso foi construído com pedra e tijolo, dentro do estilo denominado Gótico-Mudéjar. Os elementos mudéjares podem ser percebidos em suas decoradas janelas.

DSC08823DSC08826O monastério está constituído por duas torres, sendo que a chamada Torre do Relógio possui 36 metros de altura, e junto com a Torre da Portería, estava adossada à antiga muralha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADSC08769Abaixo, vemos a espetacular fachada principal do monastério, que dá para a Praça de Santa Maria, situada bem no centro de Guadalupe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos as portas de acesso à igreja e um de seus característicos detalhes decorativos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEntramos ao interior do monastério por uma porta gótica construída no séc. XV. Junto a ela, vemos uma escultura de Sao Francisco de Assis, em atitude de bendiçao aos inúmeros peregrinos que visitam o santuário diariamente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor sua importância histórica, as obras de arte que possui e seu excelente estado de conservaçao, o Real Monastério de Santa Maria de Guadalupe foi declarado Monumento Histórico Artístico e Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1993. No próximo post, conheceremos algumas dependências deste maravilhoso lugar de devoçao.

1 comentário Adicione o seu

  1. A cada dia me encanto mais com a arquitetura Mudéjar, muito interessante a mistura de pedra e tijolos da fachada, curtindo o blog. e aguardando o próximo post!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s