Calle del Arenal – Madrid

Antes de começar a matéria sobre a Calle del Arenal, publico uma foto de um simpático casal de Porto Alegre que vieram conhecer Madrid recentemente. Abaixo, vemos a Márcio e Aline em frente ao Palácio de Cristal, no Parque do Retiro.

DSC09312Uma das ruas mais populares de Madrid, a Calle del Arenal localiza-se bem no centro da cidade, entre a Porta do Sol e a Praça de Isabel II. Seu nome originou-se dos barrancos que existiam a ambos lados da rua e que despejavam a água no riacho principal que nascia na Porta do Sol. No verao, com a seca, a zona transformava-se num grande areal (arenal, em espanhol).

DSC08734O bairro onde está situada originou-se a partir da antiga Paróquia de San Ginés, que em breve conheceremos. Com a chegada dos reis da Dinastia dos Borbones, a partir de 1700, a Calle del Arenal transformou-se numa das principais vias da capital, ao unir o velho Alcázar (atualmente Palácio Real) com a central Porta do Sol. Esta circunstância foi aproveitada pela burguesia para o estabelecimento de suas residências no local. Ainda hoje, podemos admirar as belas fachadas de seus edifícios, bem como os vestíbulos de muitos deles, que permanecem abertos, possiblitando sua visualizaçao.

DSC08728DSC08730DSC08719DSC08723Um dos edifícios que mais nos impressionam num passeio pela rua é o antigo Hotel Internacional, inicialmente construído como um edifício residencial em 1862.

DSC08727Em 1908, o edifício foi reformado e transformado em hotel. A decoraçao da fachada foi totalmente modificada, destacando a ampla utilizaçao das denominadas Cariátides, uma figura feminina empregada como elemento arquitetônico e decorativo, esculpida com uma funçao de coluna ou pilastra. Seu nome deriva da cidade grega de Caryac, onde as mulheres sofreram um castigo que lhes obrigavam a trabalhar duramente no transporte de cargas, devido ao apoio que ofereceram aos persas. Trata-se da versao feminina dos chamados Atlantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa década de 30 do século passado, o Hotel Internacional era considerado um dos mais confortáveis de Madrid, e seus quartos dispunham de calefaçao central e banhos, oferecidos por 10 pesetas !!. O hotel tornou-se famoso também pela  excelente cozinha de seu restaurante. Depois de fechar suas portas, em 1986 converteu-se novamente num edifício residencial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, a Calle del Arenal é um dos locais preferidos para os artistas, que a modo de inspiradas estátuas humanas, encontramos diariamente pela rua. É impressionante o seu grau de sofisticaçao, passando boa parte do tempo sem realizar nenhum movimento perceptível.

DSC09339Com a chegada das altas temperaturas, a prefeitura colocou uma grande cobertura para facilitar a locomoçao dos cidadaos por esta bela rua do centro de Madrid.

DSC09341Nos próximos posts, veremos as principais atraçoes da Calle del Arenal, que inclui um antigo palácio, um curioso museu, uma das mais antigas igrejas da cidade, além de um lugar onde podemos provar um  doce tradicional da capital, os Churros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s