Museu do Ratón Pérez – Madrid

Em muitos países do mundo, inclusive o Brasil, existem histórias relacionadas sobre a perda do primeiro dente de uma criança. Quando ocorre, as crianças devem deixá-lo debaixo de um travesseiro, e no dia seguinte será recompensada com uma moeda. Esta história é conhecida por todos e, na Espanha, o personagem que realiza a boa açao se chama Ratón Pérez (Rato Pérez, em português). Trata-se de um personagem popular em todo o mundo hispano, sendo que nos países anglosaxoes é conhecido como a Fada dos Dentes. Sua origem data de 1894, estando vinculada à figura do rei Alfonso XIII. Durante sua infância, era um menino problemático, e sua mae, a rainha regente Maria Cristina, solicitou ao padre jesuíta Luis Coloma, membro da Academia da Língua Espanhola, que escrevesse uma história para seu pequeno filho de 8 anos, que havia perdido seu primeiro dente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAColoma narra sua história no número 8 da Calle del Arenal, sendo que o Ratinho Pérez vivia com sua família dentro de uma caixa de biscoitos, dentro do armazém da antigamente famosa Confeitaria Prast, atualmente desaparecida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a noite, o pequeno roedor saía de sua “casa”, e através da rede de encanamento da cidade, chegava ao quarto de Alfonso XIII e de outras crianças que haviam perdido seu primeiro dente de leite.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Ratón Pérez é um dos poucos personagens de ficçao que possui uma residência real, em plena Calle del Arenal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, se pode conhecer com detalhes sua história no Museu a ele dedicado, e que atrai a muitas crianças e adultos, interessados por este popular personagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVale a pena conhecer o Museu do Ratón Pérez, outra das grandes atraçoes da Calle del Arenal. Pena que em seu interior as fotos nao estao permitidas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s