Chocolate com Churros – Madrid

Atualmente, a Calle del Arenal é uma zona eminentemente comercial, servindo de elo de comunicaçao entre o Palácio Real e a Porta do Sol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos comércios mais tradicionais, ainda existentes na rua, é o de livros. E seu lugar mais emblemático localiza-se na esquina da Calle del Arenal com o chamado Pasadizo de San Ginés, uma ruela adossada ao muro da igreja homônima. Nele, vemos uma curiosa livraria feita de madeira, e que se especializou no comércio de livros de segunda mao. É a famosa Livraria de San Ginés, uma das mais antigas de toda a Espanha, fundada no séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Pasadizo de San Ginés, com apenas 60m de comprimento, é um destes recantos mágicos de Madrid.

DSC09337Abaixo, vemos uma foto de 1931 e uma atual do Pasadizo de San Ginés.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAo final desta ruela, um pequeno arco permite a passagem dos pedestres e onde podemos provar uma delícia gastronômica típica de Madrid, o Chocolate com Churros. Paulistano que sou, sinto saudades do saboroso churros recheado com doce de leite, que sempre comia quando vivia em Sao Paulo. No entanto, a versao madrilenha também é deliciosa, mas se come sem o recheio, e misturando o churros com chocolate quente.

DSC09125Esta tradiçao culinária existe desde princípios do séc. XIX, e foi difundida para muitos países sulamericanos, como na Argentina, por exemplo. Normalmente, se consome o Chocolate com Churros no café da manha, e uma porçao de churros está composta de 6 a 8 unidades, servido com chocolate quente entre 75 e 80 graus de temperatura. Um lugar especializado no comércio de Churros chama-se Churrería, mas se pode prová-los em quase todas as cafeterias de Madrid. No final do Pasadizo de San Ginés encontramos uma das mais famosas, a Chocolatería de San Ginés, fundada em 1894.

DSC09129O lugar recorda os típicos cafés de finais do séc. XIX, com sua decoraçao original.

DSC09124Graças à sua localizaçao, no período histórico conhecido como a Segunda República (anterior á Guerra Civil), foi apelidada de “La Escondida” e durante sua longa história sempre foi um lugar de encontro, principalmente à noite, já que permanece aberto até altas horas.

DSC09128No salao principal da chocolateria sao abundantes as fotos de famosos que frequentaram o lugar.

DSC09127DSC09126Em 2010, foi inaugurada uma filial em Tóquio, evidentemente adaptada ao gosto japonês. Com este post, finalizamos a matéria sobre a Calle del Arenal que, como vocês puderam ver, está repleta de lugares interessantes…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s