Campo de Criptana – Castilla-La Mancha

Uma das cidades mais belas e fotogênicas de todas as que compoem a Rota de Quixote (Ruta del Quijote, em espanhol) é, inegavelmente, Campo de Criptana. Situada na Província de Ciudad Real (Comunidade  de Castilla-La Mancha), oferece uma paiagem salpicada dos elementos que melhor representam a novela de Cervantes, bem como um símbolo emblemático do país. Me refiro aos Moinhos de Vento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa célebre obra de Cervantes, Don Quixote confunde os moinhos com gigantes que deve enfrentar, constituindo um dos episódios mais conhecidos de todo o livro. Existem indícios que o autor teria se inspirado em Campo de Criptana para criar a aventura do cpítulo VIII da primeira parte da novela, publicada em 1605.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1575, durante o reinado de Felipe II, já se mencionam os muitos moinhos da localidade. Em 1752, aparecem documentados 34 deles. Formam parte dos denominados Moinhos Torre, construídos com alvenaria e branqueados com cal. Sua planta circular está composta por várias aberturas usadas para a orientaçao do vento. Possuem 3 andares, sendo que no superior encontra-se a pedra de moer, e os outros dois sao utilizados como armazém e embalagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, sobreviveram 10 moinhos em Campo de Criptana, sendo que 3 sao originais do séc. XVI: o Burleta, o Infanto e o Sardinero. Os demais sao do séc. XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo vocês  notaram, todos possuem nomes. Alguns, como o “El Culebro”, funcionam como museu, e o “El Poyatos”, como Oficina de Turismo. Estao situados na chamada Serra dos Moinhos e no Cerro da Paz. Em Campo de Criptana, os moinhos funcionaram até a década de 50 do séc. XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASeu declínio acentuou-se a partir de 1870, com a apariçao no mercado europeu dos graos americanos, australianos e russos, ocasionando uma crise na produçao local de cereais. Este processo, no entanto, favoreceu o desenvolvimento de outros cultivos, como a uva, por exemplo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA decadência na utilizaçao dos moinhos foi lenta, apesar de tudo, e o primeiro que se deixou de fabricar foi a farinha para o pao. Em 1978, os Moinhos de Vento de Campo de Criptana foram declarados Monumento Histórico-Artístico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo entardecer, quando se apagam as luzes do sol, a paisagem com os moinhos torna-se algo surreal, digna de uma obra de ficçao de valor universal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s