Toledo Visigoda

Antes de iniciar o post sobre a época visigoda de Toledo, adiciono uma foto de Leonardo e Márcio, dois cariocas hiper legais, que estiveram em Madrid conhecendo a cidade. Abaixo, vemos a ambos em frente ao Palácio Real.

DSC09436Um dos motivos principais para a queda do Império Romano foi a invasao dos povos bárbaros provenientes do centro e leste europeu. No caso espanhol, estes povos eram conhecidos como Visigodos. Antes, porém, de dominar o território conhecido como Hispania, foram derrotados pelos Francos, fato que lhes obrigou a refugiarem-se no atual território espanhol. A partir de entao, fundaram o Reino Visigodo, e instalaram sua capital em Toledo. O chamado Rei Atanagildo (monarca que reinou entre 554 e 567 dC) foi o primeiro em estabelecer-se em Toledo, mas foi com Leovigildo que a cidade tornou-se a capital do reino, em 573 dC. Abaixo, vemos uma das estátuas que foram realizadas no séc. XVIII para a decoraçao do Palácio Real de Madrid e que atualmente se encontram na Praça do Oriente, representando dito monarca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir deste moento, Toledo converte-se no centro cultural e político do reino, difundindo sua cultura para o resto da península. Apesar desta importância, Toledo manteve quase a mesma superfície que possuía durante a época romana. No princípio, os reis visigodos professavam a doutrina religiosas do Arianismo, considerada herética pela Igreja Católica, já que predicava que Jesus, apesar de ser filho de Deus, nao era o próprio Deus. Ou seja, negavam um dos principais dogmas do catolicismo, a Trindade. Esta situaçao se modifica com a conversao ao catolicismo do Rei Recaredo, em 589 dC. A seguir, vemos duas estátuas localizadas na parte superior do Palácio Real de Madrid, representando aos dois monarcas mencionados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém dos visigodos, de origem germânica, a sociedade da época (séc. VI e VII, principalmente) estava formada pelos hispanorromanos (católicos e a maioria da populaçao) e os judeus que viviam num bairro próprio, germe da famosa Juderia Toledana. Entre eles, nao havia coesao, pois cada grupo era regido por suas próprias leis, estando proibido os casamentos mixtos. Esta situaçao transforma-se com a conversao católica de Recaredo, possibilitando uma maior uniao entre os cristaos, em detrimento dos judeus, aos quais foram impostas severas restriçoes legais. O rei Égica (687/700), por ex., submeteu os judeus à escravidao, dando-lhe como alternativa forçada a conversao. Por isso, em muitas ocasioes, os judeus aparecem como aliados naturais dos árabes, auxiliando-os na rápida conquista da Península Ibérica a parir de 711 dC. No Museu de Santa Cruz, podemos ver restos arqueológicos da Época Visigoda de Toledo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos um relevo com representaçao humana do séc. VI dC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde este período de sua história, Toledo ostentava a condiçao de capital religiosa do reino, bem como cidade real. A atual Catedral Primada foi edificada sobre uma mesquita que, por sua vez, havia sido construída sobre a anterior Basílica Visigoda. Nesta última, foram realizados diversos Concílios, alguns fundamentais para a Igreja Espanhola, como o celebrado em 633 dC, quando foi sistematizada a denominada liturgia Mozárabe, que esteve oficializada durante boa parte da Idade Média. A cidade possuía também conventos de grande importância, responsáveis pela formaçao de vários bispos toledanos, como San Eugênio, San Julián e San Ildelfonso. No plano artístico e arquitetônico, uma das principis contribuiçoes dos Visigodos foram os chamados Arcos de Ferradura, difundido por eles e amplamente utilizado em época árabe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInfelizmente, pouquíssimos sao os restos visigodos que podemos encontar atualmente na cidade. Uma pequena parte da muralha data desta época. Na Igreja de El Salvador, vemos uma grande concentraçao de Arcos de Ferradura e uma impressionante coluna visigoda, decorada com cenas referentes aos milagres de Cristo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de San Román é de origem visigoda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANela está sediado o Museu dos Concílios de Toledo e da Cultura Visigoda. Atualmente, encontra-se em reformas, e fechado ao público. Posteriormente, pretendo realizar um post sobre o local, que deve ser incrível, baseado na única foto que consegui tirar à distância do museu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Reino Visigodo chega ao final com a invasao árabe no princípio do séc. VIII. A partir de entao, Toledo permanece como grande centro gerador de cultura e as inúmeras influências do período sao visíveis na arte, arquitetura e urbanismo da capital da Comunidade de Castilla- La Mancha. Histórias para o próximo post….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s