Arquitetura Modernista – Madrid

O Modernismo nao foi um estilo que atraiu a atençao dos madrilenhos. Por este motivo, sao escassos os edifícios deste estilo que podemos encontrar na cidade. Mesmo assim, alguns deles sao dignos representantes da modernidade, como o Palácio Longoria, cujo post foi publicado em 7/9/2012. Porém, esplorando a cidade, pude encontrar outros exemplos de edifícios modernistas, alguns deles desconhecidos pelos próprios habitantes da capital. Um exemplo é o edifício situado na Calle de General Palanca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANao encontrei nenhuma referência histórica deste belo e estravagante imóvel, salvo que foi inspirado no Modernismo Catalao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo podemos ver na foto acima, podemos admirar os famosos Trencadís, tao maravilhosamente utilizados por Antoni Gaudi em suas obras por Barcelona (mosaico de azulejos cerâmicos compostos por peças irregulares). Mencionamos também o belo trabalho realizado nos balcoes, enriqueçendo a inusitada decoraçao de sua fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o rico trabalho realizado no portao de entrada do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro edifício catalogado como modernista, este sim bem documentado, localiza-se na Calle Lara, cujo nome é uma homenagem ao jornalista Mariano José de Lara. Este edifício foi construído  entre 1906/1908 pelo arquiteto Jesús Carrasco-Muñoz Encina (1869/1957), um dos mais importantes arquitetos madrilenhos do primeiro terço do séc. XX, e um dos menos valorizados também.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua construçao tinha por finalidade ser a sede do Semanário Nuevo Mundo, uma revista ilustrada de tiragem semanal, considerada uma das mais importantes do país no início do séc. XX, e pioneira no fotojornalismo na Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício estava destinado como local para as máquinas de impressao e sede social da revista, além de possuir, no último andar, a residência de seu presidente. O protagonismo da fachada sao seu elementos ornamentais, cujas características estao inspiradas no modernismo internacional. Nela, participou Daniel Zuloaga, considerado um dos mais importantes ceramistas do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada original do prédio era uma das melhores do Modernismo em Madrid. No entanto, seus muitos proprietários realizaram reformas e ampliaçoes que desvirtuaram seu apecto original. Depois do Nuevo Mundo, o edifício tornou-se a sede de vários outros diários e revistas, como “La Voz”, “El Sol”, o diário “Arriba” e o jornal de esportes “Marca”. Abaixo, vemos algumas fotos do interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASobre o solar de planta quase retangular, o arquiteto Jesús Carrasco-Muñoz Encina organizou as dependências ao redor de um pátio coberto por uma magnífica estrutura, que permite a iluminaçao de seu interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o edifício é a sede do Diário Madrid e de um instituto de desenho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s