Colegiata de San Isidro – Parte 2

Apesar das dificuldades atravessadas ao longo de seus quase 4 séculos, o interior da Colegiata de San Isidro guarda vários elementos de interesse. Abaixo, vemos uma imagem geral, com a nave central e o Retábulo Maior no fundo, obra de Ventura Rodríguez que, apesar de destruído na Guerra Civil, foi restaurado com uma réplica fiel do original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro do retábulo, vemos as arcas depositárias dos restos de San Isidro e de sua esposa, Santa Maria de la Cabeza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASobre o crucero (ponto central de intersecçao entre a nave central e a nave transversal), levanta-se uma cúpula desenhada por Francisco Bautista. Trata-se do primeiro exemplo da chamada Cúpula Encamonada, um tipo falso de cúpula traçada sobre uma estrutura de madeira e recoberta de gesso. Devido ao pouco peso, facilita seu apoio sobre muros de pouca grossura. A fórmula representou um grande êxito arquitetônico, estendendo-se a outros templos madrilenhos do séc. XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, vemos uma foto exterior da cúpula.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Colegiata de San Isidro está decorada por várias e belas capelas. Comheceremos algumas delas, como a de N.Sra do Bom Conselho, a maior da igreja. No centro da capela, vemos um retábulo barroco do séc. XVIII, com as imagens laterais de Sao Joaquim e Santa Ana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Capela das Duas Trindades possui um retábulo do séc. XVII, realizado por Sebastián Herrera Barnuevo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém barroca e do séc. XVIII é a Capela de Sao Cosme e Sao Damiao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA colegiata é a sede de duas hermandades, a de Jesus do Grande Poder e da Virgem da Macarena, e ambas possuem suas próprias capelas. Abaixo, vemos a da Virgem de Macarena, com uma belíssima imagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Capela de Jesus do Grande Poder é considerada uma das mais belas capelas barrocas de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro, uma talha impressionante de um Cristo muito verado pelos habitantes da cidade, obra de José Antonio R. Andés.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANas partes laterais da capela, vemos duas pinturas de Francisco Ricci realizadas no séc. XVII, uma delas representando o Calvário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConcluimos o post sobre a Colegiata de San Isidro com uma maravilhosa escultura da Virgem, da escola madrilenha e executada no séc. XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s