No extremo oriental do Jardin del Príncipe de Aranjuez localiza-se a Casa do Labrador, um palacete neoclássico construído a finais do séc. XVIII durante o reinado de Carlos IV.
A construçao foi realizada segundo o projeto do arquiteto real Juan de Villanueva. No entanto, seu aspecto final se deve a Isidro González Velázquez, que dotou o conjunto de uma numerosa ornamentaçao externa.
O monarca Carlos IV estabelecia sua residência na Casa do Labrador durante uma época determinada do ano, entre 7 de janeiro e 7 de julho. O palácio foi iniciado em 1790 e concluído em 1803.
A Casa do Labrador está sob os cuidados do Patrimônio Nacional, organismo estatal responsável pela gestao dos bens do estado espanhol a serviço da monarquia. A visita ao suntuoso interior do edifício está permitida, mas nao é possível tirar fotos. Uma lástima, já que é realmente maravilhoso. Em sua decoraçao externa podemos contemplar um verdadeiro conjunto de personagens mitológicos.
Uma grande quntidade de bustos de imperadores romanos complementam a ornamentaçao.
O palácio está composto de uma enorme variedade de detalhes ornamentais, como esta fonte que preside a fachada principal.
Sua parte inferior está formada por uma galeria de Arcos de Meio Ponto que permite o acesso às dependências do palácio, como vemos acima. O Jardin del Príncipe possui também um embarcadeiro fortificado, muito utilizado pelos monarcas espanhóis durante sua estadia em Aranjuez. Aproveitavam as águas do Rio Tajo para usufruir de excurçoes a bordo de pequenas embarcaçoes denominadas Falúas. Exemplares destas luxuosas embarcaçoes podem ser vistas no Museu de las Falúas Reales, situado dentro do Jardin del Príncipe.
Conservam-se falúas que pertenceram aos reis Carlos IV, Fernando VII, Alfonso XII, Felipe IV e à rainha Isabel II. Algumas delas impressionam por sua decoraçao barroca.
No museu estao expostas uma coleçao de pinturas sobre a esquadra espanhola do séc. XIX, bem como canhoes de bronze, procedentes do reinado de Fernando VII e diversos utensílios usados na navegaçao das falúas.
Como vocês puderam ver neste post e no último, ambos dedicados ao Jardin del Príncipe, suas inúmeras atraçoes o convertem num passeio obrigatório em Aranjuez. Na próxima matéria, conheceremos o Jardin del Parterre e o Jardin de la Isla, localizados dentro dos limites do Palácio Real.