Jardin del Príncipe – Segunda Parte

No  extremo oriental do Jardin del Príncipe de Aranjuez localiza-se a Casa do Labrador, um palacete neoclássico construído a finais do séc. XVIII durante o reinado de Carlos IV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construçao foi realizada segundo o projeto do arquiteto real Juan de Villanueva. No entanto, seu aspecto final se deve a Isidro González Velázquez, que dotou o conjunto de uma numerosa ornamentaçao externa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO monarca Carlos IV estabelecia sua residência na Casa do Labrador durante uma época determinada do ano, entre 7 de janeiro e 7 de julho. O palácio foi iniciado em 1790 e concluído em 1803.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Casa do Labrador está sob os cuidados do Patrimônio Nacional, organismo estatal responsável pela gestao dos bens do estado espanhol a serviço da monarquia. A visita ao suntuoso interior do edifício está permitida, mas nao é possível tirar fotos. Uma lástima, já que é realmente maravilhoso. Em sua decoraçao externa podemos contemplar um verdadeiro conjunto de personagens mitológicos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma grande quntidade de bustos de imperadores romanos complementam a ornamentaçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO palácio está composto de uma enorme variedade de detalhes ornamentais, como esta fonte que preside a fachada principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASua parte inferior está formada por uma galeria de Arcos de Meio Ponto que permite o acesso às dependências do palácio, como vemos acima. O Jardin del Príncipe possui também um embarcadeiro fortificado, muito utilizado pelos monarcas espanhóis durante sua estadia em Aranjuez. Aproveitavam as águas do Rio Tajo para usufruir de excurçoes a bordo de pequenas embarcaçoes denominadas Falúas. Exemplares destas luxuosas embarcaçoes podem ser vistas no Museu de las Falúas Reales, situado dentro do Jardin del Príncipe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConservam-se falúas que pertenceram aos reis  Carlos IV, Fernando VII, Alfonso XII, Felipe IV e à rainha Isabel II. Algumas delas impressionam por sua decoraçao barroca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo museu estao expostas uma coleçao de pinturas sobre a esquadra espanhola do séc. XIX, bem como canhoes de bronze, procedentes do reinado de Fernando VII e diversos utensílios usados na navegaçao das falúas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo vocês puderam ver neste post e no último, ambos dedicados ao Jardin del Príncipe, suas inúmeras atraçoes o convertem num passeio obrigatório em Aranjuez. Na próxima matéria, conheceremos o Jardin del Parterre e o Jardin de la Isla, localizados dentro dos limites do Palácio Real.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s