Jardin de la Isla – Aranjuez

Com este post, finalizamos a série sobre os monumentais Jardins do Real Sítio de Aranjuez. O Jardin de la Isla (Jardim da Ilha, em português) situa-se ao norte do Palácio Real e a ele entramos através do Jardim do Parterre, que vimos no post anterior. Seu nome se explica ao estar rodeado pelas águas do Rio Tajo em três de seus lados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste jardim é considerado um marco dentre os espaços ajardinados espanhóis de  estilo renascentista. Adquiriu sua forma definitiva na época do rei Felipe II, em 1560. Algum tempo depois, é belamente decorado com estátuas e fontes, pelo filho de Felipe II (Felipe III) e por seu neto, o rei Felipe IV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das fontes mais conhecidas representa o deus grego Apolo, construída no séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO herói divino Hércules também é representado, numa escultura que enaltece sua vitória sobre Hidra. Sua construçao foi ordenada por Felipe IV aos artistas José de Villarreal e Bartolomé Zumbigo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma curiosa escultura representa um menino extraindo uma espinha de seu pé, na denominada Fonte do Espinário, da época do monarca Felipe III (séc. XVII).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm conjunto formado por 14 bustos homenageia personagens da antiguidade, imperadores romanos e reis espanhóis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a Cascata das Castañuelas, que apesar de diminuta, constitui uma formosa paisagem com as águas do Rio tajo e o Palácio Real de fundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo nos demais Jardins de Aranjuez, é uma delícia percorrer os caminhos do Jardin de la Isla, e descubrir seus inúmeros encantos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos uma das Praças de Touros históricas da Espanha, situada justamente em Aranjuez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s