Praça de Touros de Aranjuez

A Praça de Touros de Aranjuez é considerada uma das praças históricas de Espanha, pois além das Praças de Touros de Ronda e Sevilha, ambas na Andalucia, é uma das três que se conservam cuja construçao foi finalizada no séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi inaugurada em 1797 e construída, ainda em que menores proporçoes, a imagem e semelhança da antiga Praça de Touros de Madrid, situada junto a Calle de Alcalá, desaparecida para dar lugar a atual Praça de las Ventas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe planta circular, possui capacidade para 9 mil e quinhentos espectadores.  A princípio do séc. XIX, transformou-se num dos cosos taurinos mais importantes do mundo, devido à paixao do monarca Fernando VII pelas corridas de touros, além da fama e importância dos toureiros que nela pariciparam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1809 sofreu um terrível incêndio, sendo reconstruída em 1829 pelo referido monarca. A partir de entao, foi cedida à Prefeitura de Aranjuez, que desde entao exerce a fuçao de cuidado e manutençao do monumento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos mês de setembro, Aranjuez celebra uma festa taurina, coincidindo com as homenagens que comemoram o famoso Motim de Aranjuez. Para maior destaque, se inclui na programaçao as denominadas Corridas Goyescas, assim chamadas pelos gravados que o pintor Francisco de Goya realizou no séc. XIX, retratando as típicas corridas de touros que eram realizadas na época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÉ possível fazer uma visita guiada à Praça de Touros de Aranjuez, e mesmo para aqueles que nao sao adeptos às touradas, como eu, vale a pena pelas muitas histórias desta praça e os fatos curiosos mencionados na visita. No próximo post, conheceremos alguns deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s