Castelo de Chinchón – Comunidade de Madrid

No dia 9/4/2012 publiquei uma matéria sobre o singular povoado de Chinchón, situado na Comunidade de Madrid. Na época, nao tive a oportunidade de conhecer seu castelo, algo que fiz recentemente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar das circunstâncias históricas adversas, o Castelo de Chinchón encontra-se num razoável estado de conservaçao, e reflete o poderio das famílias nobres do passado, quando o povoado pertenceu à família dos Cabrera, desde a época dos Reis Católicos. O castelo primitivo foi construído no séc. XV, mas em 1520 sofreu uma ataque que causou severos danos à sua estrutura. O terceiro Conde de Chinchón, Diego Fernández de Cabrera decidiu, entao, demolir a construçao, ordenando a edificaçao de uma nova fortaleza, aproveitando os materiais do antigo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua construçao finalizou-se somente no final do séc. XVI, estando composto por corpos quadrangulares e robustas torres cilíndricas em suas esquinas. No portao de entrada à fortaleza, podemos observar o escudo dos Condes de Chinchón.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO castelo esteve bem conservado até 1705, quando sofreu as consequências da Guerra da Sucessao Espanhola, sendo que suas dependências foram usadas como depósito de artilharia. Em seguida, sofreu um incêndio que provocou novos estragos. Em 1808, foi expoliado e novamente incendiado pelas tropas francesas. No séc. XX, parte de seus materiais foram utilizados para a reforma de casas e posteriormente adaptado para uma fábrica de licores. Abaixo, vemos o fosso do castelo, que se conserva parcialmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInfelizmente, a visita ao interior nao está permitida, pois é uma propriedade privada. A seguir, vemos uma imagem de suas torres e uma foto antiga, na qual podemos apreciar o  estado em que se encontrava no passado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADesde o castelo, as vistas do povoado de Chinchón sao preciosas, destacando esbelta a Igreja de N.Sra da Assunçao, cuja construçao iniciou-se em 1534.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA pequena distância que separa Chinchón de Madrid faz com que nos finais de semana o povoado receba muitos turistas provenientes da capital, para aproveitar a excelente gastronomia do pueblo, e admirar a pitoresca e famosa Praça Maior da localidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s