Cifuentes – Parte 2

Cifuentes está localizada na Comarca de Alcarria, que tornou-se mundialmente conhecida através da novela “Viaje a la Alcarria”, escrita pelo Premio Nobel de 1989, Camilo José Cela. Em suas andanças pela comarca, esteve em Cifuentes, onde uma placa comemorativa registra o encontro que teve com um pároco numa das casas da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos dos monumentos mais importantes da cidade foram construídos pelos Condes de Cifuentes, senhores da vila durante vários séculos. Um deles  é o Convento de N.Sra de Belén, uma instituiçao fundada em 1527 pelo quarto Conde de Cifuentes, D.Fernando de Silva, para acolher uma comunidade de franciscanas. Foi praticamente destruído durante a Guerra Civil Espanhola, inclusive se perdeu sua grandiosa portada gótica. Reconstruído nos anos 40 do séc. XX, continua sendo habitado por freiras de clausura, fato que impossibilita sua visita interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra construçao promovida pelos Condes de Cifuentes é o Hospital e a Ermita del Remedio, realizada no final do séc. XV e princípio do XVI. Constava de dependências hospitalarias e uma igreja anexa para atender aos doentes pobres. Do antigo hospital se conserva apenas as arcadas de um dos lados do pátio, integradas atualmente num pequeno jardim.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado, vemos a Ermita, que se conserva felizmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm exemplo da perda do Patrimônio Religioso provocado pela Desamortizaçao de Mendizábal de 1835 é o Convento de Sao Francisco, fundado em 1484. Depois de ser desamortizado, isto é, seus bens foram confiscados pelo estado, entrou em plena decadência, sendo realizadas reformas para sua nova utilizaçao pública como escola, fato que desvirtuou totalmente sua aparência original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa cidade podemos contemplar algumas casas pertencentes à nobreza rural, como a chhamada Casa de los Gallos (séc. XVIII), assim denominada pela decoraçao de sua fachada. A residência foi transformada num restaurante, onde tive a oportunidade de provar a deliciosa gastronomia castelhana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA casa conserva ainda o escudo de seus antigos proprietários, como vemos acima. Cifuentes é uma localidade para se conhecer com calma, admirando o seu interessante centro histórico. A Comarca de Alcarria possui um valioso patrimônio cultural, histórico e artístico, que vale a pena conhecer. Outros pueblos da regiao já foram temas do blog, como Brihuega (vários posts publicados entre 24/3/2014 e 1/4/2014) e Torija (publicado em 21/3/2014). Abaixo, vemos outra foto de Cifuentes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas estradas secundárias da comarca nos revelam gratas surpresas, como esta construçao escavada na rocha. A falta de informaçao do lugar nos impediu de conhecer sua história. Realmente um mistério…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s