Astorga – Província de León

A partir de hoje, iniciamos uma série de publicaçoes sobre a histórica cidade de Astorga, localizada na zona central da Província de León (Comunidade de Castilla y León), no noroeste do país. Na chegada à estaçao rodoviária da cidade, uma pintura nos adverte para a riqueza monumental que possui esta bimilenária cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAstorga nasceu como um acampamento militar romano da Legio X Gémina, um destacamento do exército romano, a finais do séc. I aC. Desenvolveu-se como um centro de comunicaçao do noroeste da península, gozando de grande prosperidade nos primeiros séculos de nossa era, graças principalmente à exploraçao do ouro, entao abundante na regiao. Abaixo, vemos a lápide de um soldado romano que integrava dita legiao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. III dC, Astorga se estabelece como sede episcopal, razao pela qual sua diocese é uma das mais antigas de Espanha. A seguir, vemos dois de seus principais monumentos, a Catedral e o Palácio Episcopal, uma das únicas obras realizadas pelo genial arquiteto Gaudi fora de Barcelona (ambos monumentos serao retratados em posts exclusivos).

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois da queda do Império Romano e a invasao dos povos bárbaros, os denominados Suevos se estabelecem no território e a cidade passa a fazer parte de seu reino. Os constantes enfrentamentos entre os Suevos e os Visigodos provocaram destruiçao e roubos por estes últimos. Tomada pelos Árabes em 714 dC, foi quase que imediatamente reconquistada pela monarquia do Reino de Asturias, sob a figura de Alfonso I. No séc. IX, o rei asturiano Ordoño II repovoa e reconstrói a cidade. No séc. XI, graças ao impulso provocado pelo Caminho de Santiago, do qual Astorga faz parte, a cidade volta a progredir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, milhares de peregrinos anualmente realizam uma parada em Astorga, pela importância e quantidade de seus monumentos, e por oferecer um Albergue para sua hospedagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte de trás do albergue, uma pequena ducha para relaxar os pés é o paraíso para os caminhantes, e a informaçao do total de quilometros que faltam  para a chegada em Santiago de Compostela lhes indicam que um bom trecho já foi percorrido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor toda a cidade encontramos lojas com artigos relacionados ao venerado caminho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade integra também a denominada Vía de la Plata, uma antiga via de comunicaçao romana que atravessa o país de sul a norte, desde Mérida (Extremadura) até Astorga. No séc. XIX, sofreu as consequências da ocupaçao francesa, sendo uma das primeiras cidades espanholas a rebelar-se contra as tropas de Napoleao. Abaixo, vemos um monumento em homenagem aos heróis da cidade, que pereceram no combate contra os franceses.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo final do séc. XIX e o começo do XX, Astorga experimentou um novo período de esplendor devido ao desenvolvimento industrial ocasionado pela chegada da ferrovia e o auge da indústria do chocolate, um dos produtos de maior fama na cidade. Uma das rotas mais interessantes que se pode fazer na cidade é descobrir os restos da antiga cidade romana, e passear pelo alto de sua muralha é realmente uma maravilha, principalmente depois que suas zonas ajardinadas foram embelezadas por Madroños, a árvore símbolo de Madrid, um presente da prefeitura da capital espanhola a esta belíssima cidade castelhana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s