Astorga – Parte 2

Com apenas 12 mil habitantes, Astorga conserva monumentos de diversos períodos históricos, podendo ser encontrados edifícios romanos, românicos, góticos, renascentistas, barrocos e modernistas. Tal diversidade lhe outorgou o título de Conjunto Histórico-Artístico. No plano religioso, a Igreja de San Bartolomé é uma das mais antigas. Construída no séc. XI, desta época nao se conserva nada, devido às reformas realizadas no templo ao longo dos séculos. Uma exceçao é a torre, edificada no séc. XII, dentro da estética românica. Sua forma exterior é peculiar, ao estar a torre descentralizada em relaçao ao resto do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA poucos metros de San Bartolomé, situa-se a Igreja do Perpétuo Socorro. Astorga foi a primeira cidade a dedicar um templo a esta advocaçao mariana, e esta devoçao é difundida ao mundo pelos Religiosos Redentoristas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Semana Santa é uma das festividades mais importantes do seu calendário. As imagens saem em procissao, sendo que algumas das mais veneradas estao guardadas na Capela da Santa Vera Cruz.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste pequeno templo é a sede da Confradia responsável pela guarda de ditas imagens. Dedica-se também ao auxílio para os mais necessitados e enfermos. A capela foi reconstruída em 1816 durante o reinado de Fernando VII, O Desejado, como reza uma placa comemorativa, colocada na fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das imagens de maior devoçao é a de N.Sra del Castro. Seu santuário encontra-se próximo de Astorga, no povoado de Castrotierra de la Valduerna, que atrai anualmente uma numerosa e devota romaria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAstorga é a capital da Comarca de la Maragatería, também conhecida como País dos Maragatos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA explicaçao deste nome é uma referência aos comerciantes de pescado, que transportavam o produtos da pesca desde Galícia (o Mar) e a capital Madrid (onde viviam os Gatos). Durante a reconquista de Madrid, as tropas cristas assaltavam as muralhas com tal agilidade, que ficaram conhecidas como os gatos. O nome perdurou, e hoje é uma denominaçao aos nascidos em Madrid, cujos pais e avós, tanto maternos, quanto paternos, também nasceram na capital. Abaixo, vemos os trajes típicos masculinos e femininos dos Maragatos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO centro da vida social de Astorga encontra-se, como nao poderia ser diferente, na Praça Maior da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPossivelmente, a Praça Maior foi construída sobre o antigo Foro Romano. Está presidida pelo Edifício do Ayuntamiento (prefeitura), edificado no estilo barrocco em 1675.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAté sua construçao,o conselho administrativo da cidade se reunia no átrio da Igreja de San Bartolomé. No alto do edifício, vemos um dos símbolos de Astorga, um relógio com um casal de Maragatos, obra do séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s