Astorga Romana

A cidade de Astorga foi fundada como um assentamento romano da Legio X Gémina, durante o curso dos enfrentamentos entre o Império Romano e os distintos povoados asturianos e cantábricos do norte da Península Ibérica, ocorridos entre 29 e 19 aC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs denominadas Guerras Cántabras foram dirigidas pessoalmente pelo imperador César Augusto, e o êxito das tropas romanas significou a conquista definitiva do entao território conhecido como Hispania, já que estes povos eram os únicos que mantinham a independência frente a Roma. Desta época, se conservam os fossos defensivos do cerco que rodeava o acampamento romano, levantado pela legiao. O lugar passa a ser conhecido como Asturica Augusta.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizada as campanhas militares, se transforma num assentamento civil, adquirindo a capital da regiao graças ao desenvolvimento provocado pela exploraçao de ouro, extraído das minas conhecidas como Las Médulas, entre os séc. I e III dC. Estas minas podem ser visitadas atualmente, e foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Este progresso fez com que Plínio, o Velho, a definisse como “Urbs magnífica”. Também no séc. III, Asturica Augusta se estabelece como sede episcopal. Durante a transformaçao do acampamento militar em “civitas”, é construída uma muralha  com funçoes administrativas e tributárias, que foi substituída por outra entre os séc. III ou IV dC. Com um perímetro de aproximadamente 2 km, rodeava toda a cidade, e algumas partes podem ser observadas hoje em dia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta nova muralha foi contruída como um sistema defensivo, para proteger a cidade contra as incurçoes dos povos bárbaros vindos do centro de Europa. Formada por torres circulares, os restos que vemos atualmente foram objetos de reformas e restauraçoes realizadas ao longo do tempo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte superior da muralha pode ser percorrida, pois seu espaço foi transformado num grande parque.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos os restos da única porta romana conhecida, encontrada depois de trabalhos arqueológicos realizados na década de 70 do século passado, e construída com granito.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o final da exploraçao do ouro, Asturica Augusta entra numa fase de decadência, durante a época de Diocleciano. A seguir, vemos o Monte Teleno, considerado sagrado tanto pelos povos Astures, quanto pelos Romanos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos passeios mais interessantes que se pode realizar atualmente em Astorga é a Rota Romana, organizada pela prefeitura. Ela nos permite identificar os restos conservados da antiga Asturica Augusta, e conhecer seu modo de vida. Já foram identificadas 10 casas, sendo que uma delas tornou-se conhecida como a Domus do Mosaico. Uma estrutura de ferro e vidro protege o achado arqueológico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta residência pertencia a uma família de boa condiçao econômica, comprovado por um mosaico que decorava o solo numa das salas da casa, utilizada para a recepçao de convidados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO mosaico (séc. II dC) está composto por figuras que representam um urso, pássaros e motivos florais. A casa era térea, possuindo vários pátios e um complexo termal próprio. Construída em pedra, observamos outros tipos de materiais, como o mármore, utilizado na confecçao do solo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs achados encontrados da rota romana pertencem à esfera pública, e no próximo post seguiremos descubrindo o passado da antiga Asturica Augusta.

Anúncios

Uma resposta em “Astorga Romana

  1. Roberto, agradecemos sua atenção durante nossa ida a Espanha. Maravilha seus conhecimentos sobre Madrid, Toledo e Segóvia, esta última imperdível.
    Um gentleman e um guia perfeito.
    Sucesso!
    Carlos/Vania/Walter/Dulce/Jose Francisco/vania

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s