Catedral de Astorga

 A Catedral de Astorga, dedicada a Santa Maria, é a sede episcopal da Diocese de Astorga, uma das mais antigas do país, documentada desde o séc. III com o título de Apostólica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO atual templo substituiu um anterior românico consagrado em 1069, e provavelmente finalizado no séc. XIII. Poucos sao os datos referentes a esta construçao, e dela nao se conserva nada. A Catedral foi construída a partir do ábside em 1471 no estilo gótico e prosseguiu nos séculos posteriores.  Desta primeira fase, os arquitetos principais foram Juan de Colonia e seu filho, Simon de Colonia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XVI, o famoso arquiteto Rodrigo Gil de Hontañón realizou a portada sul, no estilo renascentista (1551).

OLYMPUS DIGITAL CAMERANesta portada vemos no tímpano a figura de Deus Pai que, com a mao direira realiza a bendiçao e com a esquerda, segura a esfera do mundo. Abaixo, a Virgem da Assunçao coroada por anjos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Catedral de Astorga foi afetada pelo terremoto de Lisboa de 1755, bem como durante a Guerra de Independência contra os franceses no séc. XIX, principalmente no claustro. No alto da igreja, vemos a figura de um maragato, que tornou-se um dos símbolos da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada principal é impressionante, sendo considerada um triunfo do Barroco Leonês. Foi levantada no séc. XVIII, e foi concebida como um grande retábulo feito de pedra pelos arquitetos Francisco e Manuel Alvear, pai e filho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADestacam as tres portadas ricamente esculpidas, limitadas em suas laterais pelas torres, que se unem ao corpo central por meio de elegantes arbotantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA portada central é mais larga que as laterais, com um rico conjunto iconográfico, inspirado em episódios do Evangelho: Purificaçao do templo, Parábola da mulher adúltera e o Descendimento de Cristo, no centro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo meio da fachada, aparece uma imagem da Virgem Maria, a quem está dedicado o templo. O tímpano triangular representa a Santiago, que recebe os peregrinos que chegam à cidade. No vértice do triângulo, a representaçao mística do cordeiro, custodiado por 4 anjos. Ao lado, duas esculturas dos apóstolos Pedro e Paulo. Abaixo, vemos um detalhe da fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs duas torres quadradas que se elevam na fachada possuem tonalidades diferentes, e foram rematadas com uma estrutura de ardósia (pizarra). A torre velha foi construída a partir de 1678, e somente foi concluída no séc. XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre nova, construída com pedras de tonalidade rosácea, foi erguida em 1692 e finalizada em 1704.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos o interior da Catedral de Astorga.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s