Palácio Episcopal de Gaudi – Astorga

Uma das maiores atraçoes turísticas de Astorga, o Palácio Episcopal situa-se ao lado da catedral, e foi projetado pelo genial arquiteto catalao Antoni Gaudí.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruído entre 1889 e 1915, o palácio é um dos poucos edifícios projetados pelo artista fora de Barcelona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1886, o palácio anterior sofreu um incêndio e ficou totalmente destruído. Como a cidade nao dispunha de um arquiteto diocesano, o bispo de Astorga Joan Baptista Grau i Vallespinós encarregou a execuçao do projeto ao seu amigo Gaudí, que conheceu em Reus (Catalunha), cidade natal de ambos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando Gaudí recebeu o encargo para construí-lo, estava ocupado com outros projetos em Barcelona, como o Palácio Guell e a Sagrada Família. Por isso, nao podia viajar a Astorga para estudar o terreno e o entorno do novo edifício. Para que o projeto nao se atrasasse, pediu que o bispo lhe enviasse fotos, desenhos e informaçoes do lugar, de maneira que pudesse iniciá-lo harmonizando com as construçoes próximas, principalmente a catedral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAGaudí decidiu utilizar empregadores catalaes que já haviam trabalhado para ele, para que o avance das obras continuassem de forma precisa, segundo sua concepçao. O Palácio Episcopal de Astorga possui um caráter tipicamente medieval, e foi levantado no estilo neogótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm sua construçao, o arquiteto empregou o granito, material típico e abundante na regiao de Astorga. Incorporou alguns elementos que caracterizariam suas obras futuras, como os arcos da entrada principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada apresenta 4 torres cilíndricas, estando rodeado por um fosso. Sua grande altura lhe proprocionou  a abertura de janelas que iluminam intensamente o interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO ferro forjado foi utilizado como material construtivo e decorativo, uma das principais características do modernismo. Com a morte do bispo, Gaudí pediu  demissao das obras, por conflitos que começaram a surgir com o bispado da cidade, referentes a mudanças no projeto original. Este foi o motivo pelo qual sua construçao ficou paralizada por vários anos, e o edifício somente foi concluído pelo arquiteto Ricardo Garcia Guereta em 1915.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs esculturas de anjos das fotos acima presidem a entrada do palácio. No próximo post, conheceremos o interior deste monumento admirável.

4 comentários Adicione o seu

  1. Fernanda Abreu disse:

    Obrigada pela preciosa informação. Irei a Astorga no próximo mês de junho. As suas fotos estão perfeitas. Parabéns.

    1. Obrigado Fernanda,tenho certeza que você vai apreciar Astorga. Se possível, nao deixe de visitar o castelo templário de Ponteferrada, a cerca de 60 km da cidade…

      1. gyandra disse:

        olá voce poderia me mandar um e-mail tenho algumas duvidas

      2. Olá Gyandra, para qualquer dúvida me envie uma mensagem no email abaixo:

        umbrasileironaespanha@gmail.com

        Grato, Roberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s