Museu do Chocolate – Astorga

O chocolate é um dos produtos mais tradicionais da cidade de Astorga. Para conhecer a evoluçao de sua história, sua elaboraçao utilizando métodos artesanais e outras curiosidades, nada melhor que visitar o museu dedicado a este delicioso alimento. O clima propício da cidade favoreceu a implantaçao de sua produçao, e atualmente podemos ver, num passeio pela cidade, inúmeras fábricas e lojas de chocolate. O Museu do Chocolate foi fundado em 1994 por iniciativa particular, e conta com um patrimônio único no país, relacionado à fase de industrializaçao do produto ao longo do séc. XIX e XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO chocolate é originário das culturas maia e asteca e  a colonizaçao espanhola do continente americano permitiu sua difusao pelo mundo. Inicialmente, era tomado amargo no México, e com a chegada dos espanhóis foi adicionado o açúcar. Se passou a tomá-lo quente e rapidamente transformou-se num artigo de luxo na época colonial. O primeiro contato dos colonizadores espanhóis com o cacau ocorreu durante a quarta viagem de Cristóvao Colombo, em 1502. A primeira mençao em língua castelhana do produto se deu somente em 1632, no livro “História Verdadeira da Nova Espanha”, escrito por Bernal Díaz del Castillo. Nele, o autor descreve o encontro entre Hernán Cortez e o imperador asteca Monteczuma. O conquistador espanhol introduz, entao, o cacau na Espanha em 1528, junto com as máquinas necessárias para a elaboraçao do chocolate. Os monastérios foram o primeiro local onde foi produzido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA tradiçao na elaboraçao do chocolate em Astorga é secular. No Museu do Chocolate, podemos ver o maquinário tradicional de sua elaboraçao, como os utensílios usados para misturar a pasta de cacau com açúcar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma máquina limpadora de cacau, utilizada entre 1910 e 1930.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos uma máquina refinadora.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm moinho de cacau.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma pesadora e dosadora (máquina à direita da foto).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu oferece um panorama histórico da indústria do chocolate na cidade desde o séc. XVI até os dias atuais. A sede do museu foi antigamente um armazém comercial de seu fundador, José Luis López Garcia, que depois de várias reformas, o adaptou como um espaço expositivo de uma coleçao única, como dissemos acima.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu parece realmente uma casinha de chocolate, e seu ambiente é deveras acolhedor. Além das máquinas, podemos contemplar materiais publicitários de diversas fábricas históricas da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntigamente, para promover a compra de chocolates, se colecionavam figurinhas temáticas, que vinham junto com o produto. Abaixo, vemos algumas destas coleçoes, como a de vestidos tradicionais e artistas de cinema.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita ao Museu do Chocolate de Astorga termina numa sala de degustaçao, onde podemos provar vários tipos de chocolate produzidos na cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o post de hoje, encerramos a série sobre a interessantíssima cidade de Astorga. A partir do próximo, viajaremos uns 60 km a oeste para conhecer outra localidade da Província de León que integra o Caminho de Santiago, a cidade de Ponferrada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s