Castelo Templário de Ponferrada

Situado numa colina à beira do rio, o Castelo Templário de Ponferrada se destaca imponente na paisagem da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo local ode se localiza atualmente, antigamente havia um castro (povoado fortificado) de origem celta. Depois, tanto os romanos, quanto os visigodos, se assentaram no local. Em 1178, o monarca Fernando II de León concedeu a posse da vila à Ordem Templária. Nesta regiao, eram cometidos  muitos atos de vandalismo contra os peregrinos, e por isso, os cavalheiros templários foram encarregados de proteger o local. Seu escudo embeleza os jardins da fortificaçao, lembrando a origem dos antigos proprietários.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construçao iniciou-se em 1187, sendo concluída em 1282. Depois da dissoluçao da Ordem Templária em 1312, o castelo passou a ser propriedade de vários nobres, incluindo Pedro Fernández de Castro (mordomo maior de Alfonso XI), Pedro Álvarez Orozco (Conde de Lemos) e também dos Reis Católicos, a partir do séc. XV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir de 1850, a fortaleza entrou num perído decadente, e a prefeitura de Ponferrada vendeu seus muros e utilizou suas pedras para a construçao de obras públicas. Inclusive permitiu a construçao de um campo de futebol no interior, que também serviu de pasto para o gado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntramos no castelo através de uma rampa que atravessa o fosso que circunda em parte a fortificaçao. Todo seu perímetro possui um muro duplo, que permite o acesso às suas 3 torres, chamadas Cabrera, Malpica e Malvecino.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1924, o Castelo Templário de Ponferrada foi catalogado como Monumento Nacional, evitando desta forma seu total aniquilamento. A construçao possui uma forma de polígono irregular. Abaixo, vemos o recinto de muralhas que protegem o castelo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO aspecto que vemos hoje em dia se deve às reformas e ampliaçoes realizadas entre os séculos XIV e XVI, como a edificaçao do denominado Castelo Velho, cujas imagens vemos a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior do castelo guarda uma impressionante coleçao de documentos e cópias exatas de manuscritos medievais, que conformam uma coleçao única, tema que será abordado na próxima publicaçao. Nao percam…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s