Albacete – Parte 2

Na cidade de Albacete podemos admirar alguns edifícios histórios, ao lado de outros de uma interessante arquitetura eclética. A Posada del Rosário, por ex., é uma típica mansao de Castilla La-Mancha. Construída no séc. XVI  como uma residência nobre, no séc. XVIII foi utiizada como pousada. Ataualmente, sedia uma Oficina de Turismo e uma biblioteca universitária. Declarada Monumento Histórico-Artístico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO último palacete da nobreza que se conserva é a denominada Casa Perona. De 1783, hospedou o irmao  de Napoleao, José Bonaparte, quando fugiu de Madrid no final da Guerra da Independência. De estilo rococó com um certo aspecto neoclássico, atualmente constitui a Sede del Defensor del Pueblo, um órgao governamental em prol da cidadania.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Palácio da Deputaçao Provincial é um exemplo de edifício eclético. Construído em 1880, anteriormente foi ocupado pelo Convento de San Agustín. Durante um tempo, albergou o Museu Provincial, até a criaçao do contemporâneo edifício situado no Parque de Abelardo Sánchez, que em breve conheceremos.

DSC09475De 1916 é a Fábrica de Harinas (Farinha), que durante seus 50 anos de existência transformou-se numa das indústrias mais importantes da cidade, até que foi fechada em 1989. O projeto de sua construçao seguiu os modelos da arquitetura industrial do começo do séc. XX, e hoje em dia é a sede da Delegaçao da Comunidade de Castilla La-Mancha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos locais mais populares e ponto de encontro dos habitantes da cidade é a Praça de Altozano. Originária do séc. XVI, quando foi fundado o Convento de San Agustín, acima mencionado, ao seu redor situam-se belas construçoes e monumentos, além do cuidado jardim da praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADSC09470No centro da praça, uma escultura homenageia o tradicional artesanato de facas de Albacete, famoso em todo o país. Representado por um vendedor de navalhas, a escultura foi realizada em bronze, e tornou-se um dos símbolos da cidade. Denomina-se Monumento ao Cuchillero (cuchillo, em espanhol, significa faca…).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra escultura de interesse é a Esfinge de Balazote, na realidade a réplica de uma escultura ibérica do séc. IV ou V aC, encontrada na província. Um dos mais importantes exemplares da Arte Ibérica do país, a escultura original encontra-se no Museu Arqueológico Nacional, em Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANum dos lados da praça, vemos a antiga Prefeitura da cidade, atualmente Museu Municipal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício é um exemplo de casarao do séc. XVIII, reformado no séc. XX. Tive a oportunidade de visitá-lo e seu interior é magnífico. Um simpático e atencioso funcionário do museu me permitiu, inclusive, que tirasse fotos da impressionate escadaria e do teto do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s