Arquitetura Eclética e Modernista – Albacete

É difícil pasear por Albacete e nao olhar para cima, já que numerosos e diversos sao os edifícios que chamam a atençao pelo centro da cidade. O ecleticismo convive perfeitamente com a estética modernista e os movimentos vanguardistas da arquitetura, como o Art Decô. Abaixo, vemos alguns exemplos deste último estilo, expressao artística desenvolvida entre os anos 20 e 40 do século passado.

DSC09465OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANma das ruas mais importantes da cidade, a conhecida Calle Ancha, sao abundantes as construçoes históricas, em que a arquitetura é o elemento principal. Esta grande avenida é a mais cara de toda a cidade, e a décima quinta de todo o país. Nela encontramos edifícios de final do séc. XIX e princípio do XX, em que a burguesia da cidade pôde manifestar artisticamente a importância que desempenhavam na época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm exemplo desta magnificência burguesa, refletida na arquitetura, é a Casa Cabot, que vemos nas duas últimas fotos acima. O edifício surpreende pela belíssima cúpula azul que se eleva numa de suas esquinas, estando presidida por um animal mitológico, o grifo. O edifício foi encarregado pelo prefeito José Carbot ao arquiteto Miguel Ortiz, que o realizou entre 1922/1924 no estilo eclético, com alguns elementos modernistas. Destaca também, no alto da construçao, a escultura de um menino, segurando a bola do mundo. Já o Grande Hotel foi o pioneiro da indústria turística e hoteleira de luxo na cidade. Iniciado em 1915, foi concluido em 1920, e apresenta uma fachada eclética, com elementos renascentistas, góticos e platerescos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruído pelo arquiteto Daniel Rubio, o Gran Hotel substituiu as típicas pousadas da época, inaugurando um novo conceito nos estabelecimentos turísticos de Albacete. De grande destaque na história arquitetônica é o Teatro Circo, construído em 1887. Este emblemático e histórico espaço cênico foi declarado Bem de Interesse Cultural, já que é o único teatro espanhol com uma dupla funçao teatral e também um local para espetáculos circenses. Do séc. XIX, é um dos 6 desta característica que se conservam em todo o mundo. Nele, anualmente se celebra o prestigioso Festival Internacional de Circo de Albacete, e atualmente concorre para ser declarado Patrimônio da Humanidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa foto acima, vemos as várias reformas a que foi submetido o teatro, desde sua criaçao em 1887. No próximo post, continuaremos conhecendo outros belos edifícios de Albacete…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s