Arquitetura Eclética-Modernista – Albacete (Parte 2)

No post de hoje, continuaremos conhecendo outros edifícios emblemáticos de Albacete, que se inserem dentro da estética eclética e modernista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm exemplo destes edifícios é o Colégio Notarial, edificado em 1925.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutros foram construídos dentro do contexto arquitetônico vigente a finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, que introduziram uma corrente de forte caráter histórico, como no caso do edifício sede do Ministério da Defesa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste singular edifício de 1920, obra de Daniel Rubio, foi construído para ser um sanatório, sendo transformado posteriormente como centro de recrutamento do serviço militar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe 1922 é o palacete conhecido como Chalet Fontecha, desenhado pelo arquiteto Carrilero y Muñoz, albergando atualmente a Câmara de Comércio de Albacete.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO mesmo arquiteto realizou o projeto para o edifício sede do BBVA.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutros edifícios tornaram-se pontos turísticos obrigatórios, tanto por sua arquitetura, quanto por sua funçao educativa e de divulgaçao cultural. Este é o caso da Casa del Hortelano, construída em 1912 no estilo modernista, atualmente sede do Museu de la Cuchillería. Realizado por Daniel Rubio, a construçao é um reflexo da pujança econômica da burguesia da cidade no início do séc. XX. Desde 2004, tornou-se a sede deste magnífico museu, considerado único em Espanha, integrando outros dois espaços similares, um situado na França e outro na Alemanha, com a mesma temática.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituado na Praça da Catedral, este belíssimo edifício surpreende por sua fachada verde, repleta de pináculos góticos, azulejos e curiosas janelas. O Museu de la Cuchillería possui um acervo de cerca de 500 peças de facas e navalhas, muitas das quais sao verdadeiras peças arqueológicas, pois existem exemplares da Idade do Ferro, do Império Romano e da Época Visigoda. Além do mais, acolhe uma ampla coleçao que se extende dos séc. XVII ao XIX, peças únicas e de requintada elaboraçao. O museu reflete a importância histórica de Albacete na fabricaçao de facas, e sua visita é mais que recomendável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts, conheceremos a surpreendente Catedral de Albacete. Até lá….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s