Catedral de Albacete

A catedral  é o templo religioso mais importante de Albacete, e sua surpreendente beleza a torna um moumento de visita obrigatória num passeio pela cidade. Sua construçao iniciou-se em 1515, sendo edificada sobre um templo mudéjar anterior, e foi finalizada somente em 1959, quando foram concluídas as fachadas que vemos atualmente. A lateral foi erguida no estilo neoromâmico, e a principal é neogótica.

DSC09472OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste templo mudéjar começou a ser demolido pela cabeçeira, e no seu lugar, uma igreja gótica foi sendo paulatinamente levantada. No entanto, os pilares góticos construídos eram de má qualidade, e provocaram o derrubamento das bôvedas da catedral. O grande arquiteto Diego de Siloé aconselhou, entao, a substituiçao dos pilares góticos por grandes colunas renascentistas, que realizou com grande maestria. Esta transformaçao fez com que as obras se paralizassem, e as bôvedas foram terminadas somente em 1690, já no estilo barroco, pelo arquiteto Díaz Palacios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Guerra Civil, o templo foi saqueado, perdendo-se o grande retábulo maior barroco do séc. XVIII, numerosas pinturas do séc. XVI, etc. Em 1949, foi criada a Diocese de Albacete, e a catedral é dedicada a Sao Joao Batista. Na fachada principal, vemos o tema do batismo, esculpido no tímpano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs três naves que compoem o interior da catedral possuem a mesma altura, proporcionando uma grande sensaçao espacial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo lugar ocupado pelo antigo retábulo que se perdeu, foram construídos três vitrais. O central representa o titular da catedral, Sao Joao Batista. O altar maior é o único lugar da igreja em que as antigas bôvedas góticas puderam ser conservadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre 2007 e 2009, a Catedral de Albacete sofreu um processo de restauraçao que lhe devolveu a beleza de suas colunas e bôvedas. Abaixo, vemos algumas imagens que podemos admirar no interior da catedral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém das impressionantes colunas renascentistas e da exuberância barroca de sua bôveda, destacamos o magistral conjunto de pinturas murais que decoram o interior da igreja. Este será o tema do próximo post, nao percam…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s