Catedral de Albacete – Parte 2

Quando a mediados do século passado foi constituída a Diocese de Albacete, o entao bispo da cidade Arturo Tabera encarregou ao sacerdote Casimiro Escribá a decoraçao completa dos muros da catedral da cidade. O resultado foi uma obra pictórica colossal. Com uma superfície de mil metros quadrados, é considerada a maior obra pintada por um único autor, em todo o mundo. Casimiro realizou as pinturas em sua casa, no povoado de Ayora (Província de Valencia), demorando mais de 4 anos em concluí-la. Com quase 60 anos de idade, o sacerdote iniciou sua obra em janeiro de 1958 e a teminou somente em outubro de 1962.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA temática relaciona-se com episódios da Bíblia, bem como com fatos e cenários da época em que foram pintados. As pinturas de maior tamanho estao formadas por vários pedaços de mais de 2m de largura, de forma a adaptá-las ao conjunto de arcos, janelas e colunas que compoem a estrutura da catedral. Assim, as pinturas cobrem quase a totalidade dos muros da recém nomeada Catedral de Albacete.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO próprio Casimiro escreveu um livro intitulado “Las Pinturas Murales de la Catedral de Albacete”, no qual explica com pormenores o significado de sua obra. A seguir, veremos algumas delas. Na cena denominada por ele de “O Pecado”, vemos em sua parte superior esquerda a Moisés, que aparece com uma inscriçao contendo as primeiras palavras do Gênesis: “No princípio, Deus criou o céu e a terra…”. No fundo, aparece o Monte Sinai, e à direita, a figura do criador, voando pelo universo e separando a luz das trevas, dividindo as águas e criando a terra. A pintura maior representa o pecado através da corrupçao de Luzbel. Vemos a Árvore do Bem e do Mal, e a astuta serpente. Ao lado, um anjo com uma espada expulsa Adao e Eva do paraíso. Na parte central inferior, o sacrilégio é representado pelo assassinato de religiosos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa cena do Juízo Final, vemos em sua parte superior o profeta Ezequiel (esquerda) e a Ressureiçao de Lázaro (direita). Na cena maior, a figura de Cristo Redentor no centro, julgando os vivos e os mortos. Com a mao direita recebe os justos, e com a esquerda, afasta os pecadores. Estes, com uma expressao desesperadora, precipitam-se no abismo do inferno.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cena representando o Sagrado Coraçao de Jesus nos mostra sua figura no centro sobre uma rocha, com seu coraçao aberto à toda a humanidade. Ao lado, símbolos humanitários, como a ciência e as naçoes, sem exclusao de credos ou ideais políticos. Na parte superior esquerda, sao retratados lugares visitados pelo próprio Casimiro, como o Pao de Açúcar, no Rio de Janeiro. A cena representa uma interpretaçao pictórica do globo terrestre e seus moradores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, a cena representando a Evoluçao da Eucaristia ao longo do tempo. Em sua parte central, a hóstia consagrada em forma de cruz, ramificando-se aos 5 continentes do mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte relacionada ao Apocalipse, vemos no quadro menor a Sao Joao e seu símbolo, a águia. O apóstolo vôa sobre a Ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu as páginas do Apocalipse. À direita, a destruiçao da cidade de Babilonia e a besta com 7 cabeças. O quadro maior representa a visao apocalíptica, segundo o livro bíblico. Uma explosao atômica adverte sobre o perigo do mau emprego do progresso científico (convém recoradar que as pinturas foram realizadas em plena época da Guerra Fria…).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPo último, na cena representando a Rainha da Paz, vemos a Sagrada Família na intimidade do lar. O trabalho cotidiano é exaltado como fonte de virtudes. No fundo de um bosque, a Mae de Deus aparece vestida de branco e extendendo as maos aos homes, como distribuidora da paz. Na parte esquerda, o florescimento das ciências e das artes. Casimiro Escribá se autoretrata pintando sua obra na parte inferior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACasimiro Escribá faleceu em 1982 em sua cidade natal, e nos deixou como legado uma obra excepcional. Atualmente, suas pinturas estao sendo consideradas pela Unesco para que sejam declaradas Patrimônio da Humanidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s