As Cuevas de Chinchilla

Uma das atraçoes mais surpreendentes e curiosas de Chinchilla de Monte-Aragón sao suas casas escavadas na rocha, muitas das quais se debruçam sobre a ladeira do monte onde está localizada a cidade. Por isso mesmo, sao conhecidas como as Cuevas de Chinchilla. A própria natureza das rochas que compoem o cenário da regiao possibilitam a formaçao de covas naturais, e muitas delas acabaram se convertendo em residências.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs origens destas cuevas como lares dos habitantes da cidade nao está bem esclarecida. Provavelmente, algumas foram escavadas durante os primeiros séculos da dominaçao árabe (a partir do séc. VIII). Alguns dizem que seus primeiros povoadores foram os judeus e muçulmanos, quando foram expulsos de suas casas tradicionais, logo depois da reconquista do Reino de Granada pelos Reis Católicos, em 1492. Muitas delas possuem nome, como a Cueva  del Ratonero.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOu entao a Cueva Rústica

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a expulsao definitiva dos judeus no séc. XV e posteriormente a dos moros no séc. XVII, foram construídas de forma massiva, trazendo como consequência o surgimento de uma populaçao marginalizada, estabelecida fora do controle administrativo e eclesiástico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Guerra Civil Espanhola do séc. XX, muitos habitantes perderam suas casas, encontrando nas cuevas um refúgio que acabou transformando-se em seus próprios lares. Atualmente, as Cuevas de Chinchilla converteram-se num local saudável, ecológico e plenamente integrado no ambiente paisagístico da cidade, constituindo uma simbiose entre a natureza e as obras humanas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitas das cuevas oferecem alojamento, tornando-se uma das principais atraçoes turísticas da regiao. A temperatura interior é constante durante todo o ano (entre 18 e 20 graus), nao sendo necessária a calefaçao, mesmo nos frios meses de inverno.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm algumas zonas da cidade, existem vários exemplares de cuevas que, unidos, transformaram-se quase em bairros, um tanto singulares, por certo. Um exemplo sao as Cuevas del Agujero (Covas do Buraco), cuja beleza é um bálsamo para a fotografia…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo local, chamam a atençao suas características chaminés, altas e de formato cônico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA rocha tipo calcárea possui qualidades que a tornam fácil de modelar. Inclusive, algumas cuevas foram unidas por uma rede de túneis e canais. O ambiente resultante é acolhedor, íntimo e rústico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s