Ronda Árabe

Devido a sua relativa proximidade com o Estreito de Gibraltar, Ronda esteve intimamente ligada aos fatos envolvendo a invasao árabe da Espanha, proveniente do norte da África, a partir do séc. VIII dC. Em 713 é conquistada, passando-se a denominar Izna-Rand-Onda. Progressivamente, a cidade ganha em importância, tornando-se a capital da Tacoronna, uma das 5 divisoes administrativas do sul da Andaluzia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA muralha que protegia a cidade foi levantada no séc. XI, e algumas partes ainda podem ser observadas num passeio pelas ruas de Ronda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA denominada Porta de Almocábar era a principal via de acesso à cidade, ligando a parte baixa com o bairro alto, hoje chamado do Espírito Santo. Foi levantada no séc. XIII, entre duas imponentes torres circulares. No séc. XVI, ergueu-se outra porta lateral, no estilo renascentista. Seu nome significa “Cemitério”, por estar situada próxima à necrópole principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADo alto da torre da Igreja do Espírito Santo, situada na parte detrás da porta, as vistas do conjunto fortificado impressionam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA outra porta conservada é a de Xijara. Sua localizaçao lhe conferia um grande valor estratégico e defensivo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir dela, a muralha se tornam ainda mais fortificada, com a presença de grandes torres de vigilância.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro monumento conservado da época, de enorme importância por seu excelente estado de conservaçao, sao os Banhos Árabes. Foram construídos no bairro baixo, ou da Judería, a finais do séc. XIII. Um dos melhores conservados de todo o país, o edifício está cercado por um muro e possuía um moinho que subia a água do riacho próximo, enviando-a depois a um aqueduto situado sobre os arcos, para entao chegar à sala de banhos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO recinto estava formado por 3 salas, cada qual com banhos a temperaturas diferentes, esquema inspirado nos antigos banhos romanos. A primeira sala estava destinada aos banhos quentes, com uma chaminé para a saída da fumaça. O sistema utilizado para o aquecimento de água era o hipocausto, também uma soluçao herdada dos romanos. A sala central é a mais espetacular de todas, estando dividida por 3 naves cobertas de bôvedas semi-esféricas sobre Arcos de Ferradura feitos de tijolo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA iluminaçao da sala era possível graças aos pequenos vaos em forma de estrela, orientados de leste a oeste. O espaço está perfeitamente conservado, e nela os banhos eram de água morna.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalmente, na terceira sala, o banho era de água fria.  Nela realizavam-se, também, sessoes de relaxamento e massagem, além da funçao de vestiário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos elementos mais típicos da arquitetura islâmica sao os Minaretes, uma torre onde os fiéis sao chamados à oraçao diária. Também chamados de Alminar, sao parte integrante das mesquitas, e uma das mais identificáveis. Em Ronda se conserva um deles, o Minarete de San Sebastián, construído no séc. XIV. Depois da reconquista de Ronda pelos Reis Católicos, foi transformado em paróquia com a advocaçao do santo que lhe dá nome. Foi entao quando se construiu seu último corpo, transformando-se em torre campanário. Os dois primeiros corpos sao originais do séc. XIV. Em 1931, foi declarado Monumento Histórico-Artístico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a queda do Califato do Córdoba, Ronda se converte num Reino de Taifa. Será a partir de entao quando adquire sua configuraçao urbana, presente até os dias de hoje, como vimos no post.

2 comentários Adicione o seu

  1. Zora disse:

    adoro a sua foto. Espanha é linda!

  2. Zora disse:

    a sua segunda foto faz-me lembrar Lugo, na Galiza,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s