Igrejas de Ronda

Inúmeras e belas sao as igrejas que podemos visitar em Ronda. Neste post, e nos próximos, conheceremos algumas delas. A Igreja de la Merced, por exemplo, é o único elemento conservado do antigo convento da ordem, fundado nos finais do séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO convento foi suprimido em 1822, e atualmente a igreja pertence à Ordem das Carmelitas Descalças, que conserva a relíquia da mao esquerda de Santa Teresa numa de suas capelas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada da igreja foi construída com alvenaria e tijolo, destacando sua torre octogonal. Na portada, vemos uma imagem de Sao Pedro Nolasco, fundador da Ordem das Mercedes (ver primeira foto da matéria, acima). Bem próxima, se localiza a Igreja do Socorro, situada na praça homônima.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA origem deste templo se remonta ao séc. XVI, quando foi erguida uma primitiva ermita, a que foi agregado um hospital para pobres e peregrinos, que recebeu o nome de Socorro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1709, dita ermita foi derrubada, construindo-se logo depois um outro templo. Lamentavelmente, esta igreja também nao sobreviveu, pois foi destruída durante a Guerra Civil do séc. XX. Sobre seus destroços, foi levantada a igreja atual, finalizada em 1956. Abaixo, vemos algumas fotos do interior da Igreja do Socorro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe finais do séc. XVII e princípio do XVIII é a Igreja de la Virgen de la Paz, cuja fachada chama atençao por seu especial colorido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA importância deste singelo e belo templo se explica porque em seu interior se guarda uma imagem da Virgem da Paz, padroeira de Ronda. A escultura é de finais do séc. XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Convento de Santo Domingo foi fundado pelos Reis Católicos, depois da conquista da cidade (séc. XV). No séc. XVI, foi sede do Tribunal da Inquisiçao. Abaixo, à esquerda, vemos uma imagem do convento, situado ao lado da Ponte Nova.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos séc. XVI e XVII foi um dos templos mais influentes da cidade. Da época de sua construçao, se conserva a igreja, atualmente sem culto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a desamortizaçao dos bens eclesiasticos produzido no séc. XIX, o espaço religioso foi transformado, ao longo dos anos, em prisao, quartel militar, mercado, etc. O claustro, da segunda metade do séc. XVII, ainda pode ser visto, apesar de tudo….

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s