Igreja de Santa Maria La Mayor – Ronda

O principal templo católico de Ronda é a Igreja de Santa Maria La Mayor. Situada na Praça do Ayuntamiento, este espaço é considerado sagrado desde a época do Imperio Romano, quando foi erguido um templo. Durante a dominaçao muçulmana, aqui se encontrava a Mesquita Mayor da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a reconquista de Ronda no séc. XV, a antiga mesquita foi transformada em igreja católica, como de costume. Da época árabe, se conservam os restos do arco do Mirhab, construído entre os séc. XIII e XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm sua parte exterior, destacam dois elementos principais. A torre campanário, de estilo mudéjar, foi levantada no séc. XVI e construída com elementos do antigo minarete.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs balconadas, da mesma época que a torre, ocultam a fachada principal, e foram feitas para servirem de palco, onde a nobreza e as autoridades pudessem contemplar as corridas de touro e outros atos públicos que se realizavam na praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente, a igreja foi erguida dentro da estética gótica. No entanto, o terremoto de 1580 provocou graves danos à sua estrutura, que acabou sendo reformada e ampliada no estilo renascentista. Abaixo, vemos uma das portas de acesso à igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs reformas realizadas no interior do templo foram ainda mais abundantes, pois o terremoto afetou intensamente sua nave central. O antigo artesanato mudéjar do teto foi substituído por 4 bôvedas semi-esféricas, sustentadas por colunas corintias e toscanas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma imagem da nave central.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XVIII, vários elementos encontrados no interior da Igreja de Santa Maria foram realizados no estilo barroco, como o coro, construído em 1736.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos o belíssimo trascoro da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs capelas que rodeiam o templo também se inserem no barroco, com abundante decoraçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAcima, vemos um elemento característico do barroco, as denominadas colunas salomônicas. Abaixo, outra capela e seu respectivo altar, esculpida no mesmo estilo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre 1982 e 1988, a pintora francesa Raymonde Pagégie realizou diversos trabalhos na nave lateral da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, vemos o baldaquino que preside o altar maior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita ao templo finaliza em salas onde podemos admirar ícones bizantinos, uma bela maquete da igreja e outras obras de arte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s