Praça de Touros de Ronda – Parte 2

A visita pela Praça de Touros de Ronda inclui várias dependências anexas, como o curral onde permanecem os cavalos que participam das corridas, bem como o lugar onde os touros sao preparados para as mesmas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA O Museu Taurino existente dentro do recinto da praça nos permite conhecer um pouco mais sobre o mundo dos touros, as grandes dinastias de toureiros de Ronda, e outros aspectos interessantes de sua história.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XVIII aparecem os primeiros tratados sobre Tauromaquia, e no século seguinte se estruturam as Corridas  de touros como as que sao praticadas na atualidade. A exaltaçao e desordem ds antigas festas populares em que participavam os touros se transformam num espetáculo ordenado com características e regras, celebrados num local apropriado, a Praça de Touros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa exposiçao do museu aprendemos que a Praça de Touros de Ronda foi inaugurada em 1785, na qual participaram toureiros que se tornaram lendários, como Pedro Romero e o sevilhano Pepe Lilo. Abaixo, vemos um quadro que nos mostra as grandes dinastias de toureiros da escola rondenha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstao expostas peças únicas de trajes de vários toureiros de renome, como o de Cayetano Ordoñez (1904/1961). Ele foi o primeiro toureiro que sai carregado pela multidao na Praça de Ronda e que saiu pela porta grande, um êxito conseguido por poucos, em 1923.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante sua dilatada história, apenas um toureiro morreu na arena de Ronda. Ocorreu com Curro Guillén, um toureiro que foi enterrado no mesmo local em que faleceu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns quadros referentes ao mundo taurino também pode ser apreciados, como o intitulado “Jugando com os Touros”, do pintor Enrique Melinda y Alinari (1838/1892).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOu entao este, que representa uma Corrida de touros realizada na Praça Maior de Madrid, de autor anônimo, pertencente à escola madrilenha, e pintado em 1679.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVestidos e Trajes Goyescos também podem ser admirados, numa referência às principais corridas realizadas atualmente na praça, e no singular destes espetáculos, em que os espectadores se vestem à moda antiga.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO  acervo expositivo do museu conta também com uma série de gravados realizados por Goya. Abaixo, vemos um deles, em que um cavalheiro espanhol mata um touro depois de ter perdido seu cavalo, algo comum em épocas passadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAIgualmente interessantes sao os cartéis publicitários que celebravam as corridas de touros e sua evoluçao ao longo do tempo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs cartéis anunciando as Corridas de touros começaram a circular em Espanha na segunda metade do séc. XVIII. Os primeiros publicados careciam de qualquer ornamentaçao e se limitavam a comentários referentes à data, local e nomes dos toureiros que iriam participar dos espetáculos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente, todos os cartéis colocavam, em letra pequena, uma série de recomendaçoes referentes às regras de condutas que tinham que adotar os espectadores, sob pena de severos castigos, se nao cumpridas. Progressivamente, os anúncios publicitários das corridas ganham em decoraçao, até serem considerados verdadeiras obras de arte. Artistas consagrados começam a colaborar na elaboraçao de cartéis taurinos, como Dalí, Picasso, Sorolla,Zuloaga, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s