Personagens de Ronda

Ronda é uma cidade que preserva a memória de seus filhos célebres. Prova disso sao os vários monumentos que homenageiam os personagens mais conhecidos de sua história. Artistas, políticos de destaque e, claro, suas famosas dinastias de toureiros sao congratuladas com estátuas, museus e monumentos. No post de hoje, conheceremos alguns deles. No campo artístico, destaca Joaquín Peinado (1898/1975), pintor cubista, um dos maiores expoentes da denominada Escola Espanhola de Paris. Na cidade, existe um museu a ele dedicado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVicente Espinel (1550/1624) foi um artista polifacético e sua importância abrangeu várias áreas. Como músico, foi o responsável por incorporar a denominada quinta corda, chamada “Prima”, à guitarra espanhola. Como poeta, foi o criador da décima octosilábica, composiçao poética que ficou conhecida como a “Espinela”. Finalmente, como escritor, foi o autor de uma das obras mais importantes da Literatura Espanhola do Século de Ouro, a novela intitulada “El Escudero Marcos de Obregón”. Numa das belas praças da cidade, vemos uma escultura em sua homenagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAna Amaya Molina, conhecida como Amaya, “La Gitana” (em português, “A Cigana”), foi uma grade cantora e bailarina, tia avó da famosa artista Carmen Amaya. Cantou e tocou a guitarra por todo o país, sendo querida e respeitada por todos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar de nao ter nascido em Ronda, o político e intelectual Blas Infante é um personagem amado por toda a Comunidade de Andaluzia, pois foi reconhecido pelo Congresso de Deputados e o Parlamento Andaluz como o “Pai da Pátria Andaluza”. A cidade lhe rendeu uma homenagem com a criaçao de um parque com seu nome.OLYMPUS DIGITAL CAMERA Considerado o mentor intelectual do Andaluzismo Político, Blas Infante desenhou, inclusive, o escudo da comunidade, que pode ser visto na Praça do Socorro de Ronda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo vimos nos posts dedicados à Praça de Touros de Ronda, as dinastas de toureiros da cidade fizeram história, e sao consideradas das mais importantes de todo o país. Em muitos lugares da cidade, vemos estátuas que recordam suas façanhas e habilidades. Antonio Ordoñez, por exemplo, nasceu na cidade em 1932. As chamadas Corridas Goyescas, celebradas por primeira vez em 1954, como data festiva do bicentenário de nascimento do grande toureiro Pedro Romero, adquiriram importância a partir de 1972, com as apresentaçoes de Antonio Ordoñez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo curiosidade, o genial diretor de cinema Orson Welles era um grande admirador e amigo do toureiro, e antes de falecer, manifestou o desejo de que suas cinzas fossem enterradas na fazenda do toureiro, algo que afinal se cumpriu. No Paseo de Blas Infante, acima mencionado, vemos espalhadas pelo chao curiosas placas, uma das quais recorda Antonio Ordoñez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Outro grande toureiro da dinastia foi Cayetano Ordoñez (1904/1961), conhecido como “Niño de La Palma”, pois seu pai era proprietário de uma sapataria com o nome de La Palma. Ele também foi homenageado com uma estátua e placa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos o post com Pedro Romero, considerado o matador mais célebre da história. Segundo sua própria confissao, matou mais de 5 mil touros ao longo de sua trajetória, e nunca foi parar na enfermaria…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANeto de Francisco Romero, considerado o fundador da primeira escola de toureiro à pé, Pedro nasceu em 1754, e até 1799 empolgou as multidoes com seu estilo de torear, que se tornou clássico. Franciso de Goya o imortalizou num quadro, e Ronda também, nos vários monumentos a ele dedicado que vemos pelo centro da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s