Málaga – Andaluzia

Depois de Ronda, chegou a vez de conhecermos a capital da província, Málaga. Situada ao sul da Comunidade de Andaluzia, Málaga encontra-se  somente a uns 100 km do Estreito de Gibraltar. Esta linda cidade está cercada de montanhas e pelo Mar Mediterâneo, e atravessada pelos rios Guadalmedina e Guadalhorce, sendo que ambos desembocam no mar.

DSC09515Com cerca de 570 mil habitantes, é a sexta cidade mais populosa da Espanha, e a segunda da comunidade, somente superada por Sevilha. Considerada uma das cidades mais antigas da Europa, foi fundada pelos fenícios no séc. VIII aC, quando entao era conhecida como Malaka. Seus fundadores foram atraídos pelas boas condiçoes de seu porto natural, além dos grandes depósitos minerais que dispunha, como prata e cobre.

DSC09514Posteriormente, passou a integrar o Império Romano, sob a denominaçao de Malaca, quando alcançou um notável desenvolvimento. Deste periodo de sua longa história, destaca o Teatro Romano, construído pelo imperador César Augusto no séc. I a C. Edificado quando a cidade fazia parte da Província da Hispania Ulterior, foi utilizado até o séc. III dC. Depois de permanecer oculto durante séculos, foi redescoberto em 1951, durante umas escavaçoes arqueológicas. Foi usado também como canteira para a construçao da Alcazaba, que se situa junto ao teatro. Em 2011, depois de 27 anos de reabilitaçao, recuperou sua funçao original como espaço cênico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a época árabe, tornou-se uma cidade florescente, quando se construiu a Alcazaba, que veremos num post exclusivo. Málaga foi reconquistada pelos Reis Católicos em 1487, depois de um assédio de 6 meses.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir do séc. XVIII, foi sede da Capitania Geral da Costa, desempenhando um papel essencial na política externa do país, já que a defesa do Mar Mediterâneo se organizava na cidade. A perda de Gibraltar para os britânicos em 1704 converteu Málaga numa das localidades principais do estreito.

DSC09570No séc. XIX, desempenhou um papel protagonista na Guerra da Independência contra os franceses, pois em suas proximidades ocorreu a primeira vitória de um exército europeu em campo aberto sobre as tropas napoleônicas. No entanto, a cidade acabou sendo ocupada em 1812, tendo que pagar enormes contribuiçoes por ter sido a única cidade do sul da Espanha que se revoltou contra o imperador francês.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMálaga foi também uma das cidades pioneiras da Revoluçao Industrial na Península Ibérica, junto com Barcelona. Declarada Conjunto Histórico-Artístico, poucas cidades européias apresentam uma superposiçao tao ampla de povos e culturas diferentes, que deixaram na cidade um legado monumental invejável. Além do mais, Malaga é o berço de um dos artistas mais influentes da História da Arte, Pablo Picasso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma de suas ruas mais emblemáticas, a Calle Marquês de Larios foi inaugurada em 1891, destacando-se por seu grande valor aquitetônico, formado por um harmonioso conjunto de edifícios. Em 2003, foram realizadas reformas que permitiram que se transformasse numa via apenas para pedestres. Considerada um dos principais centros comerciais do país, durante sua construçao a prefeitura promoveu uma sociedade anônima, sendo que a maioria das açoes foram adquiridas pela família Larios, daí a explicaçao de seu nome.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, Málaga atrai uma enorme quantidade de turistas, sendo recomendável reservar lugar para hospedagem. Nos bares da cidade, é comum encontrar a pessoas do mundo inteiro, compondo um magnífico cenário, digno de uma Torre de Babel.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu principal clube esportivo e com grande tradiçao na Liga Espanhola de Futebol, o Málaga possui um belo estádio, que vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA grande distância que a separa das cidades brasileiras nao deve ser um empecilho para visitá-la, pois realmente vale muito a pena…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizo o post com uma bela árvore, de origem sulamericana…

DSC09507

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s