Alcazaba de Málaga

Um dos monumentos mais conhecidos e visitados de Málaga, a Alcazaba é um palácio fortificado de época muçulmana, construída sobre uma edificaçao anterior, de origem fenícia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta impressionante construçao encontra-se situada sobre a ladeira do Monte Gibralfaro, ao lado do Teatro Romano, e unida ao centro histórico de Málaga.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Alcazaba ocupava o extremo oriental do desaparecido recinto de muralhas da cidade. Sua superfície atual de 15 mil metros quadrados nao alcança nem a metade do tamanho que possuía em sua época de maior esplendor, como demonstram os documentos históricos conservados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPrototipo da arquitetura militar da época dos Reinos de Taifa (séc. XI), está formada por um recinto duplo de muralhas, com uma grande quantidade de fortificaçoes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu aspecto atual é o resultado de um longo processo histórico que iniciou-se no período árabe (séc. X ao XV), prolongando-se até depois da Reconquista de Málaga (séc. XV ao XVIII). Os séc. XIX e início do XX representaram um período de abandono e deterioraçao, e o monumento foi salvo, como muitas vezes ocorre na Espanha, ao ser catalogado como Monumento Histórico-Artístico a partir da década de 30 do século passado. A partir de entao, iniciou-se um processo de recuperaçao que permanece vigente até o presente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPara sua construçao, foram utilizados o mármore, colunas, estátuas e capitéis do Teatro Romano adjacente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Durante a Reconquista de Málaga (1487), a Alcazaba constituiu um formidável enclave defensivo durante o assédio realizado pelos Reis Católicos. Depois de conquistá-la, Fernando El Católico içou  a cruz de Castilla sobre a Torre de Homenagem, entregando à cidade uma imagem da Virgem da Vitória que, a partir de entao, transformou-se na Padroeira de Málaga.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs jardins do palácio sao uma maravilha, repleto de fontes, característica típica da arquitetura palacial árabe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO período de abandono e destruiçao que afetou a Alcazaba foi causado  pelo terremoto que assolou a cidade em 1680 e pelos distúrbios provocados pela guerra contra os franceses, no início do séc. XIX. Felizmente, hoje em dia podemos contemplá-la e disfrutar de seus encantos. No próximo post, conheceremos o palácio e suas maravilhosas dependências.

Anúncios

Uma resposta em “Alcazaba de Málaga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s