Alcazaba de Málaga – Parte 2

Para acceder a este post en español: http://wp.me/p2fAAe-31z

A estrutura da Alcazaba de Málaga foi edificada sobre a rocha, destacando a harmoniosa conjunçao de suas necessidades defensivas com a beleza de suas estâncias e jardins interiores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde o princípio, o enorme recinto que a conforma foi utilizado como uma fortaleza urbana, com funçoes político-administraivas como sede de governo e residência para os dirigentes da cidade. Na parte mais elevada do complexo, situa-se a zona do palácio, composto por várias dependências. Os palácios árabes estavam organizados em torno a pátios retangulares, como vemos na foto acima e abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita nos possibilita admirar  os diversos elementos da  Arquitetura Hispano-Muçulmana, isto é, aquela desenvolvida na Espanha durante os quase 800 anos de dominaçao árabe no país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADestacam os variados elementos decorativos, nos quais os árabes eram verdadeiros mestres, na composiçao geral dos palácios. Nos tetos das estâncias, por exemplo, em sua decoraçao eram utilizados complexos trabalhos de artesanato em madeira ou elaboradas pinturas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs motivos decorativos estavam compostos por elementos geométricos, florais e epigráficos, sendo utilizados nos elementos arquitetônicos das construçoes, como arcos, capitéis, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA complexidade na elaboraçao decorativa é uma das características da arte muçulmana. Abaixo, vemos alguns exemplos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEssa riqueza decorativa foi transportada também aos objetos cotidianos, como a cerâmica. Na Alcazaba de Málaga estao expostas uma belíssima coleçao delas, realizadas no período árabe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das técnicas utilizadas com mais alto grau de refinamento é a denominada de Reflexo Metálico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fabricaçao das cerâmicas árabes, e suas variadas técnicas, exerceram uma fundamental influência na elaboraçao posterior destas peças, no decorrer dos séculos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos o Castelo de Gibralfaro, situado na parte mais elevada do monte onde se situa a Alcazaba de Málaga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s