Catedral de Málaga

Santa Igreja Catedral Basílica da Encarnaçao. Este é o nome do principal templo católico da cidade de Málaga, sua Catedral. Abaixo, vemos uma imagem geral da igreja, com a Alcazaba em primeiro plano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituada em frente à Praça do Bispo, a Catedral de Málaga é considerada  um dos monumentos renascentistas mais valiosos da Comunidade de Andaluzia.

DSC09513Em sua construçao, participaram os grandes mestres do Renascimento Andaluz, como Andrés de Vandelvira, Hernán Ruiz II, Diego de Vergara e o famoso Diego de Siloé.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois da Reconquista de Málaga, os Reis Católicos converteram a antiga mesquita em templo católico, passando a ser denominada Igreja Maior e posteriormente declarada Catedral, depois da restituiçao do Bispado da cidade. No entanto, em 1523 se decide pela construçao de uma nova igreja no estilo gótico. Problemas no projeto dificultaram a continuaçao das obras, que afinal foram realizadas a mediados do séc. XVI (1528), dentro do contexto da estética renascentista. Abaixo, vemos a singular Fachada de las Cadenas, composta por inusuais torres semicirculares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Catedral de Málaga foi consagrada em 1588, mas o enorme templo teve várias interrupçoes ao longo dos séculos, sendo definitivamente concluída apenas no séc. XVIII. Por isso, a catedral conforma uma síntese de estlos, com predomínio dos elementos renascentistas e os barrocos complementários do séc. XVIII. A seguir, vemps a torre norte, finalizada em 1776. Com 93m de altura, está situada à esquerda da fachada principal. No alto de seu terceiro corpo, situam-se 14 sinos, 8 dos quais foram fundidos em 1784.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre sul ficou inacabada, motivo pelo qual a Catedral de Málaga é conhecida carinhosamente como “La Manquita”. A fachada principal foi edificada no séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua parte inferior está composta por uma tripla arquería, formada por colunas de mármore avermelhada. O arco central representa a Anunciaçao, obra do escultor barroco Antonio Ramos (1743).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA catedral possui jardins próprios, que recordam a antiga mesquita.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado da catedral, situa-se a Capela do Sagrário, um edifício independente mas que integra o conjunto catedralício. Sua portada foi construída em 1458 no estilo Gótico Isabelino, na base do antigo minarete da mesquita muçulmana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1855, a Catedral de Málaga foi declarada Basílica Menor pelo Papa Pio IX. A partir de 1931, lhe foi outorgado o título de Monumento Histórico-Artístico. No próximo post, conheceremos seu interior…nao percam !!!!.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s