Picasso em Málaga

Além de seus monumentos, praças, edifícios e sua bela catedral,  Málaga é conhecida mundialmente por ser a terra natal de um dos gênios da arte universal, Pablo Ruiz Picasso. O artista, considerado um dos mais influentes do séc. XX, desempenhou um papel fundamental em várias correntes vanguardistas, tanto como pintor como escultor, do século passado. Foi, juntamente com Georges Braques e Juan Gris, um dos fundadores do Cubismo, e sua trajetória artística legou à humanidade um conjunto formado por mais de 2 mil obras, muitas das quais podemos admirar na cidade. Além do mais,  em Málaga existe um itinerário turístico que podemos percorrer em busca dos locais relacionados com o artista e sua família.  Por exemplo,seu pai, José Ruiz Blasco, organizava tertúlias (reuniao de amigos ou familiares realizadas de forma regular, na qual se discutiam temas diversos) na Antiga Farmácia Mamely, fundada em 1739.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPicasso nasceu em 1881 num edifício da cêntrica Plaza de la Merced. Em 1983, o local foi declarado Monumento Histórico-Artístico e atualmente é a sede da Fundaçao Picasso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de Santiago, construída em 1490 sobre o solar de uma antiga mesquita, é considerada a mais antiga da cidade, e nela foi batizado o pintor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa fachada da igreja, uma placa recorda o acontecimento, como acontece nos demais lugares relacionados com a vida do pintor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da igreja é belíssimo. A seguir, vemos fotos do magistral Retábulo Maior, presidida por uma imagem do Apóstolo Santiago.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm lugar de visita obrigatória para se conhecer a obra do artista é o Palácio de Buenavista, sede do Museu Picasso de Málaga. O edifício, construído no séc. XVI, se insere dentro do modelo da arquitetura renascentista, e foi a residência dos Condes de Buenavista, a quem  deve seu nome. Sua torre retangular, de origem defensiva medieval, era usada como mirante, para avistar os barcos que chegavam ao porto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir de 1913, o Palácio de Buenavista transformou-se no Museu de Belas Artes e em 1939 foi declarado Monumento Nacional. Em 1996, foi escolhido para ser a sede do Museu Picasso, devido à importância de sua arquitetura civil, e no ano de 2009 foi inaugurado, após terem sido realizadas as reformas para tal fim. A criaçao do espaço respondeu ao desejo do próprio artista, para que uma parte de suas obras estivessem presentes na cidade onde nasceu. Abaixo, vemos o pátio do Palácio de Buenavista, outro dos elementos destacáveis do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA concretizaçao do Museu Picasso de Málaga foi possível graças aos esforços e a vontade de Christine e Bernard Ruiz Picasso, nora e neto do pintor, cujas doaçoes constituem o acervo do museu, assim como da Junta de Andaluzia, que realizou um grande projeto museístico consagrado ao artista. O acervo está composto por 233 obras, englobando uma ampla variedade de estilos e técnicas que Picasso dominou como um mestre. O museu dispoe também de um agradável jardim e uma cafetería.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o Museu Picasso de Málaga, junto com os de Barcelona e Paris, constiuti um espaço artístico de primeira ordem para contemplar a sua obra. Em 1891, quando ainda criança, Picasso e sua família abandonaram a cidade, devido à pouca estabilidade econômica que possuiam. Da cidade, foram a La Coruña e, posteriormente, a Barcelona e Paris, lugares onde o genial pintor revolucionaria o mundo da Arte Contemporânea. Picasso faleceu em Mougins (França), em 1973.

Anúncios

Uma resposta em “Picasso em Málaga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s