Presépios de Natal – Madrid

No mês de dezembro e princípio de janeiro, o visitante que chega a Madrid poderá apreciar vários presépios na cidade, alguns dos quais realmente espetaculares. Aqui na Espanha sao conhecidos como Beléns, e o país possui uma grande tradiçao em sua fabricaçao. Como sabemos, os Presépios sao a representaçao plástica do Nascimento de Jesus Cristo, presentes na época do Natal, fazendo parte da liturgia natalina em muitos países de tradiçao católica. A primeira celebraçao natalina em que foi montado um presépio para comemorar o nascimento de Jesus ocorreu em 1223, e foi realizado por Sao Francisco de Assis, numa gruta.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o tempo, esta tradiçao na realizaçao de presépios se consolidou na Itália, propagando-se para o resto do continente, num princípio como prática eclesiástica, depois aristocrática e finalmente popular. A partir do séc. XIV, os monges franciscanos começam a utilizar sua representaçao como um elemento de predicaçao. Em 1465, fundou-se em Paris a primeira empresa fabricante de figuras de presépios. Seis anos depois, inaugura-se a primeira empresa espanhola, em Alcorcón. Desde entao, inicia-se a larga trajetória do país na sua fabricaçao, até que no séc. XIX a indústria madrilenha se transforma na mais importante da Europa. Abaixo, vemos uma interessante presépio, montado no Convento das Carbonaras de Madrid. Sua importância reside no fato de ser um Presépio Barroco, realizado a finais do séc. XVI ou princípios do XVII, em Quito, Equador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste presépio foi inspirado na escola sevilhana, pois os primeiros evangelizadores que foram à América procediam de Andaluzia, e implantaram o costume na realizaçao de presépios no país. Observamos a teatralidade barroca no conjunto, as figuras parecem estar em movimento. O presépio se conserva na instiutiçao desde sua fundaçao, em 1605. Outro aspecto interessante em relaçao aos presépios na Espanha é a tradiçao napolitana de alguns dos principais conjuntos existentes. Existe documentaçao deles desde o séc. XV, mas foi durante o governo de Carlos III no séc. XVIII, grande admirador destas obras, que os presépios italianos começaram a ser colecionados pela monarquia e pela nobreza (antes de tornar-se rei de Espanha, Carlos III foi rei de Nápoles, entao pertencente ao Império Espanhol). Um deste presépios pertence à casa dos Duques de Cardona, e pode ser visto no Palácio Cibeles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe autor desconhecido, este Belén Napolitano foi encarregado pelo XV Duque de Cardona e XIII Duque de Medinaceli Luis María Fernández de Córdoba y Gonzaga em 1784. Exposto ao público por primeira vez em 1860, está composto por mais de 200 figuras, sendo considerado um dos conjuntos mais extraordinários do país, tanto pela beleza de sua fabricaçao, quanto pelos detalhes das figuras representadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA tradiçao de Madrid na fabricaçao de presépios é legendária, como dito acima, e pode ser admirada no antigo Edifício dos Correios, atulmente ocupado pela presidência da Comunidade de Madrid, em plena Puerta del Sol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste incrível presépio, realizado pela Associaçao Belenenses de Madrid, foi inspirado no pintor El Greco e na monumental cidade de Toledo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANele podemos ver os principais pontos turísticos da cidade, como a Catedral, o Alcázar, suas muralhas e portas. Pela Ponte de Alcântara, em vez de turistas, vemos passando os Reis Magos….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO estudo para sua realizaço minuciosa foi impressionante. Até as casas típicas de Castilla-La Mancha foram representadas, bem como os ofícios tradicionais de seus habitantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANormalmente, as filas para contemplá-lo sao desanimadoras, mas vale a pena enfrentá-la para poder admirar este maravilhoso presépio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizo a matéria desejando a todos (as) leitores (as) do blog um Feliz Natal e um ano de 2015 realmente maravilhoso, repleto de aventuras, com muita paz, saúde a amor !!!!

Anúncios

Uma resposta em “Presépios de Natal – Madrid

  1. Boa noite, Parabéns pelo blog! Gostaria de uma ajuda: passarei o natal em Madri e gostaria de saber quando é comemorado o Natal: na noite do dia 24 ou almoço do dia 25. E se dia 26 volta a abrir tudo.Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s