Arquitetura Eclética – Madrid

Antes de começar o post inaugural de 2015, gostaria de desejar aos leitores (as) do blog um feliz ano, repleto de novas descobertas e muitas aventuras pelo mundo. Iniciamos o ano com uma matéria relacionada a um dos aspectos urbanos mais abrangentes, nao só de Madrid, como da maioria das grandes capitais européias. Me refiro ao Ecleticismo, também denominado  Arquitetura Eclética. De fato, a paisagem urbana das grandes cidades do continente estao salpicadas de edifícios construídos neste estilo, e Madrid nao é uma exceçao.

DSC08443O Ecleticismo é uma tendência artística que combina elementos de diversos estilos e épocas da História da Arte e da Arquitetura. Se manifestou a partir de 1860, prrolongando-se até os anos 20 do séc. XX. No plano arquitetônico, existe um conceito aceito pelos estudiosos que diz  que o séc. XIX foi uma época sem um estilo de referência. Por isso, para a construçao e decoraçao de edifícios e monumentos buscou-se no passado as correntes artísticas que o precederam, e que lhe serviram de inspiraçao, como os modelos românicos, góticos, renascentistas, barrocos, etc.

DSC08673DSC08671A Arquitetura Eclética começou a desenvolver-se na França, com a construçao de um dos monumentos referentes da capital francesa, a Ópera de Paris, realizada entre 1862 e 1875 pelo arquiteto Charles Garnier. A pauta do novo estilo é dada pela Escola de Belas Artes de Paris e a partir de entao, o movimento alastrou-se pela Europa e logo depois pelo mundo, quando adquire um caráter internacional. Na Espanha, o ecleticismo chega a partir de 1870 aproximadamente, como um símbolo da nova classe burguesa que se estabelece nas grandes cidades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO final do séc. XIX representou uma época complexa da História da Arquitetura, devido à abundância de correntes que se misturavam, pois cada país buscava incorporar suas tradiçoes autóctonas, coincidindo com os movimentos nacionalistas e regionalistas em voga no período. Po isso, o Ecleticismo surgiu da denominda Arquitetura Historicista, que dedicou-se a imitar os movimentos artísticos anteriores. Por outro lado, na Arquitetura Eclética, a ênfase recaiu na combinaçao dos mesmos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO novo estilo triunfou com a decadência do Neoclacissismo do séc. XVIII, que limitava a criatividade artística às normas clássicas, imposta pelos princípios acadêmicos. O Ecleticismo romperá com o rígido esquema vigente, permitindo uma expansao criativa e a liberdade compositiva na construçao dos edifícios. O termo Eclético originou-se do grego Eklego, que significa escolher, definindo a nova atitude de combinar diferentes estilos artísticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma de suas principais características é a versatilidade, possibilitada pelas inúmeras formas combinativas que surgiram e das inovaçoes arquitetônicas resultantes através da reinterpretaçao dos diferentes estilos, que foram adaptados às necessidades de sua época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANum primeiro momento, a Arquitetura Eclética foi desprezada pela crítica especializada, por considerá-la pouco criativa e original. No entanto, esta atitude mudou, e atualmente é merecidamente valorizada por suas contribuiçoes à História da Arte. Finalizo o post comentando que todas as fotos da matéria correspondem a edifícios residencias existentes em Madrid, referentes desta abrangente forma de construir. No próximo post, continuaremos nossa “viagem” em busca de outros aspectos que possibilitarao uma melhor compreensao da Arquitetura Eclética, através de imagens de outros edifícios representativos da capita espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

1 comentário Adicione o seu

  1. MariaLDário disse:

    Bonito. Obrigada pelo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s