Cerâmica Aplicada à Arquitetura

Vimos que uma das características fundamentais da Arquitetura Eclética foi a incorporaçao das diversas artes, propiciando sua peculiar exuberância decorativa. Uma das técnicas mais utilizadas para conseguir tal objetivo foi a cerâmica. Na realidade, esta técnica é ancentral, sendo usada pela civilizaçao babilônica muitos séculos antes de Cristo. Um exemplo é a famosa Porta de Histar, cuja monumentalidade pode ser vista no Museu Pérgamo, em Berlin.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cerâmica chegou a Espanha através da cultura islâmica, e foi amplamente empregada nos monumentos hispanos-muçulmanos, adquirindo um grande protagonismo decorativo no estilo mudéjar, principalmente em sua vertente aragonesa. Abaixo, vemos a Igreja da Magdalena, situada em Zaragoza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo final do séc. XVIII, tornou-se prática habitual a utilizaçao das cerâmicas e azulejos na decoraçao de ambientes domesticos interiores, principalmente nas cozinhas. No Museu de Artes Decorativas de Madrid podemos admirar um exemplar de  cozinha decorada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a época neoclássica, a sobriedade decorativa fez com que a cerâmica desapareça de cena, retornando com grande protagonismo a partir de finais do séc. XIX, com o advento do Ecleticismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm Madrid, inúmeros edifícios foram decorados com cerâmicas e azulejos, compondo um cenário digno de admiraçao em suas fachadas coloridas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASegundo a técnica utilizada , a decoraçao em relevo com o emprego de cerâmicas e azulejos pode ser de dois tipos: A denominada Corda Seca foi desenvolvida a partir do séc. X no período árabe andaluz. O contorno plano de certa grossura e o esmalte em suave relevo faz com que o mesmo esteja para cima. Já no chamado Relevo em Arista, o contorno saliente e fino do esmalte faz com que esteja para baixo. Os azulejos foram empregados na decoraçao sem relevo, utilizando a pintura plana sobre os mesmos, o que torna o procedimento mais barato economicamente. Abaixo, vemos a decoraçao de entrada da Casa das Feras, no Parque do Retiro de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, vemos outro belo edifício madrilenho em que a cerâmica foi usada como elemento decorativo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste artifício ornamental foi utilizado nao somente nas fachadas exteriores, como também em sua decoraçao interior, principalmente no saguao de entrada dos edifícios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo Palácio das Comunicaçoes de Madrid, as escadas de acesso aos andares superiores foram decoradas com um belo conjunto de cerâmicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos um personagem fundamental na renovaçao da cerâmica em Espanha e sua utilizaçao na Arquitetura Eclética, Daniel Zuloaga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s