Jesús Carrasco-Muñoz (Parte 2)

Entre os anos 10 e 20 do séc. XX, Jesús Carrasco-Muñoz realizou tantas obras de qualidade que poucos arquitetos contemporâneos  podem se igualar a ele. A partir dos anos 20, época de sua maior criatividade, sua obra passa a ser vinculada às correntes modernistas, que pretendiam uma renovaçao do Ecleticismo em todas suas variantes. O Hotel Reina Victória, situado na Praça de Santa Ana, em pleno Bairro das Letras de Madrid, representou um marco da arquitetura comercial da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruído entre 1916 e 1923, constituiu um paradigma  da renovaçao eclética mediante a adoçao de elementos modernistas. Sua obra comercial mais conhecida, surgiu da necessidade hoteleira requerida por uma cidade que aspirava igualar-se às modernas urbes internacionais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício impressiona por sua qualidade construtiva e sua singular e criativa torre. Abaixo, vemos um detalhe da construçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAArquitetura Religiosa é uma das facetas mais conhecidas da obra de Jesús Carrasco, pois foi o autor de alguns dos templos mais importantes de Madrid durante as primeiras décadas do séc. XX. Um exemplo é a Igreja da Conceiçao, localizada na Calle Goya.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJesús Carrasco assumiu o projeto da obra depois do falecimento do arquiteto Eugenio Jiménez Correa, modernizando o anterior projeto neogótico da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm alguns elementos do templo podemos observar o caráter original de sua obra, como a esbelta torre, que pode ser vista de vários pontos da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo alto da torre, vemos uma imagem pétrea da Imaculada Conceiçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Paróquia da Conceiçao é a mais antiga do Bairro de Salamanca, e foi levantada em 1902 com donativos dos habitantes do bairro. Outro elemento destacável é o cimbório, de inusitado aspecto modernista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa cripta da igreja está sepultada a melhor escritora da língua espanhola, Emília Pardo Bazán. Abaixo, vemos uma foto geral do interior do templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro monumento religioso fundamental do arquiteto é a Igreja de Santa Teresa e Sao José e o Convento dos Padres Carmelitas a ela adossado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste edifício é considerado um resumo de seu conceito criativo dentro do âmbito religioso. Articula três partes diferenciadas, a igreja, a torre e o convento, integrando-se num esquema geral inspirado num monastério-fortaleza, símbolo do recolhimento espiritual próprio da Ordem Carmelita. A fachada, com uma grande entrada monumental, se conforma mediante um arco franqueado por duas torres, uma alusao às portas de acesso à cidade amuralhada de Ávila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja foi decorada com motivos procedentes do repertório medieval, combinando-se com elementos neogóticos e modernistas, além da cúpula ornamentada com mosaicos neobizantinos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi construída em concreto armado, algo pouco habitual na arquitetura religiosa. Abaixo, vemos uma imagem da cúpula, desde o interior da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de Santa Teresa e Sao José situa-se bem em frente à Praça Espanha. Muitos ignoram que o traçado desta famosa praça, bem como a idéia de nela instalar-se um monumento a Cervantes, partiu de Jesús Carrasco-Muñoz. Quando o Ecleticismo e o Modernismo esgotaram suas possibilidades construtivas, o arquiteto participou das novas tendências internacionais, como a Arte Decô e o Racionalismo. Mas esta é uma abordagem que nao se inclui na presente matéria, dedicada à obra deste genial arquiteto dentro do conceito da Arquitetura Eclética.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s