Basílica de Jesus de Medinaceli – Madrid

Um dos templos mais populares de Madrid, a Basílica de Jesus de Medinaceli foi o encargo religioso de maior importância de Jesús Carrasco Muñoz. Situa-se na Praça de Jesus, paralela ao Paseo do Prado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Santuário de Jesus de Medinaceli é um dos mais antigos e venerados da cidade, pois desde o séc. XVII o terreno onde ocupa a atual basílica esteve ocupado por construçoes religiosas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo foi levantado sobre o antigo Convento de Trinitários Descalços, fundado em 1606. A única parte sobrevivente deste templo inicial foi a Capela de Jesus Nazareno, cuja devoçao cresceu a partir do séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi entao quando o Duque de Medinaceli, que vivia num palácio anexo, cedeu parte do terreno e patrocinou as obras de construçao para que a capela se transformasse num edifício independente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo começo do séc. XX, o conjunto encontrava-se num estado lamentável e sua reconstruçao foi encarregada a Jesús Carrasco-Muñoz, que realizou o projeto num estilo Eclético Historicista, com uma curiosa combinaçao do barroco madrilenho e peculiares formas clássicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja possui planta basilical composta por 3 naves, sendo a central bem mais larga e alta que as laterais. A diferença de altura pode ser percebida desde a fachada exterior, que vemos nas fotos acima.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma imagem do Altar Maior, e os belos mosaicos que o decoram.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior da nave central se eleva um baldaquino com a venerada imagem de Jesus de Medinaceli, seguramente a de maior devoçao de toda a cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA imagem foi talhada no séc. XVII por autor incerto, em Sevilha. O templo é uma das 5 basílicas existentes em Madrid, sendo governada pela Ordem dos Capuchinos desde 1890.

DSC04583Os vitrais que compoem o interior da igreja foram executados pela prestigiosa Casa Maumejeán, responsável por uma série de belíssimos exemplares que podem ser contemplados em vários lugares de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Semana Santa, a imagem de Jesus de Medinaceli sai em procissao pelas ruas do centro de Madrid, aglutinando uma multidao de fiéis. Na primeira sexta-feira de cada mês, os devotos formam uma extensa fila para beijar os pés da imagem e pedir 3 desejos, dos quais apenas um é concedido, segundo estabelece a tradiçao. Ignora-se o porquê disso…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1973, o templo foi declarado Basílica Menor pelo Papa Paulo VI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s