Estaçao Ferroviária de Toledo

A Estaçao Ferroviária de Toledo é uma verdadeira jóia do Neomudéjar, digna porta de entrada que introduz o visitante nos parâmetros estéticos do estilo artístico e arquitetônico predominante na cidade, o Mudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA estaçao foi construída entre 1916/1920, substituindo uma anterior que datava da época em que os trilhos chegaram a Toledo, em 1858. Abaixo, vemos uma foto antiga, mostrando a inauguraçao da estaçao.

DSC09284Foi projetada pelo arquiteto Narciso Clavería, e nela participaram os melhores profissionais da cidade, que a embelezaram com elementos inspirados na arquitetura e decoraçao mudéjares.

DSC09397DSC09401Na época de sua inauguraçao, gerou polêmica pelo seu atrevido desenho, completamente distinto ao da estaçao anterior, sóbrio e funcional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAToda sua estrutura está decorada com Arcos Polilobulados e Almenas Escalonadas em sua parte superior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO corpo central da estaçao recorda o salao de um palácio mudéjar. Na foto abaixo, vemos uma panorâmica com a antiga bilheteria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm pequeno detalhe da bilheteria antiga, que foi substiuída por outras mais modernas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAToda a cobertura do corpo central foi decorada com um artesanato de madeira que lembra os encontrados em igrejas e monastérios medievais da Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAcima, vemos também o maravilhoso trabalho de ferro decorativo nas luminárias. Toda a sala está ornamentada com belíssimos vitrais, que proporcionam um notável estilo ao conjunto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATodo o trabalho de adornos da estaçao foi realizado pelo mestre forjador Julio Pascual.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAté mesmo a entrada ao banheiro exterior da estaçao foi decorado com motivos da arquitetura islâmica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm uma de suas esquinas, contemplamos a torre do relógio, uma estrutura pouco habitual nas estaçoes ferroviárias, erguendo-se como se fosse um campanário de uma igreja mudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 2005, a estaçao foi restaurada para receber a chegada do trem de alta velocidade (AVE). Hoje em dia, os cerca de 80km que separam Madrid de Toledo sao percorridos em menos de 30 min, com conforto e rapidez. Além do mais, a passagem nao custa cara, aproximadamente 12 Euros….

Anúncios

3 respostas em “Estaçao Ferroviária de Toledo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s