Hospital Tavera – Toledo

O patrimônio histórico e artístico da cidade de Toledo é tao extenso e variado que existe uma rota cultural denominada Toledo Olvidada (Toledo Esquecida), composta por uma série de lugares de interesse que norrmalmente passam desapercebidos pela maioria das pessoas. O Hospital de Tavera é um deles. Uma das causas do seu desconhecimento é que está situado extramuros da cidade (mas bem próximo à Porta de Bisagra, o principal acesso ao centro histórico).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Hospital de Tavera é considerado o monumento renascentista mais importante de toda a cidade e foi construído entre 1541 e 1603 por iniciativa do Cardeal Tavera, Arçobispo de Toledo.  Dedicado a Sao Joao Batista, serviu também como panteao para o cardeal. Sua construçao se insere no programa de renovaçao urbana que o círculo de humanistas que rodeavam o Imperador Carlos I projetou para adequar a cidade no seu papel de Capital Imperial do reino.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO fato de estar situado na parte externa das muralhas fez com que fosse conhecido como “Hospital de Afuera”, pois intramuros já existia o Hospital de Santa Cruz. O enorme edifício foi construído por Alonso de Covarrubias (1488/1570), introdutor da estética renascentista em Toledo, sendo sucedido posteriormente por Nicolás Vergara. O aspecto da construçao é similar a de um palácio renascentista florentino, com exceçao da fachada, edificada na segunda metade do séc. XVIII, e rematada por uma imagem de Sao Joao Batista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO conjunto está formado por dois pátios gêmeos com dois níveis cada, que se conectam por uma arcada, e o palácio-museu, que inclui parte do antigo hospital, além da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o nível superior de um dos pátios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja apresenta apenas uma nave. Abaixo, vemos uma foto interior da cúpula, cujo aspecto exterior podemos ver na primeira foto da matéria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADebaixo da cúpula está situado o sepulcro do Cardeal Tavera, obra realizada em mármore de Carrara por Alonso Berruguete (Paredes de Nava-1490/Toledo-1561). Este escultor castelhano, filho do pintor Pedro Berruguete, é um dos referentes da Escultura Renascentista Espanhola. Em 1561, faleceu num dos quartos do próprio Hospital de Tavera.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo contrário do habitual, o sepulcro nao está adossado à parede, podendo ser admirado em toda sua perspectiva.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Cardeal Tavera faleceu em 1545 na cidade de Valladolid e seu corpo foi levado ao hospital que fundou. Uma das condiçoes para a execuçao do sepulcro é que fosse similar ao do Cardeal Cisneros, situado em Alcalá de Henares. O rosto do cardeal possui uma configuraçao extremamente realista, pois foi fielmente copiado de uma máscara mortuária. Este sepulcro é considerado uma das obras primas da Arte Funerária Espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o retábulo central da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das grandes obras artísticas do hospital é o retábulo lateral da igreja, projetado por El Greco e realizado por seu filho, Jorge Manuel.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Museu do Hospital de Tavera estao expostas numerosas obras de arte de grande valor. Entre outros, podemos admirar quadros do mencionado El Greco, José de Ribera, Tintoretto, Ticiano, Zurbarán, etc. Abaixo, vemos um retrato do Cardeal Tavera, realizado entre 1608/1614.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o edifício é uma propriedade da Casa Ducal de Medinaceli. O Hospital de Tavera foi utilizado como cenário de vários filmes legendários, como Viridiana e Tristana, ambos de Luis Buñuel, e a superproduçao Os Três Mosqueteiros, de Richard Lester.

1 comentário Adicione o seu

  1. Zora disse:

    estive lá em agosto. Bela cidade. bom domingo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s