Museu El Greco de Toledo – Parte 2

A coleçao permanente do Museu El Greco de Toledo acolhe importantes obras do pintor, principalmente de seu último período artístico. Entre outras, destaca um ciclo completo do Apostolado, um dos três existentes no mundo, onde El Greco retratou os apóstolos de meio busto com seus atributos correspondentes. Representados como figuras ascéticas e de siluetas alargadas, recordam os íconos gregos. Esta série foi pintada entre 1608 e 1614, sendo que El Greco realçou as figuras dos apóstolos num primeiro plano e em diferentes posturas sobre um fundo neutro, eliminado referências espaciais ou temporais. A seguir, vemos alguns quadros desta série, como o que representa a Santiago Maior, portando o bastao de peregrino e com um expressivo gesto de sua mao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASao Pedro com as chaves do céu em sua mao esquerda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASao Mateus segurando um livro e uma pluma, atributos referentes a sua condiçao de evangelista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASao Joao Evangelista mostrando o cálice envenenado que nao conseguiu matá-lo, episódio sucedido no Templo de Diana, em Éfeso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA exposiçao conta também com alguns dos retratos mais conhecidos de El Greco, como o de Diego de Covarrubias (1600), Bispo de Toledo e filho de Alonso de Covarrubias, um dos arquitetos mais importantes do Renascimento Espanhol, que deixou inúmeras obras pela cidade de Toledo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém dos quadros realizados pelo pintor, vemos algumas cópias de pintores anônimos, como este retrato de D.Rodrigo Vázquez de Arce (1590), presidente do Conselho Real de Castilla.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas das obras atribuídas a El Greco  foram realizadas por ajudantes que trabalhavam no atelier que o pintor possuía em Toledo, que seguiam os mesmos modelos e materiais dos originais realizados pelo grande artista. El Greco teve apenas um discípulo de importância, chamado Luis Tristán (1585/1624). No museu podemos conhecer alguns de seus quadros, como este “Santo Domingo Penitente”, em que combina os elementos pictóricos de El Greco com o naturalismo presente na obra de Caravaggio (1618).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm Cristo Crucificado, pintado entre1618 e 1622.

OLYMPUS DIGITAL CAMERALuis Tristán, da mesma forma que seu mestre, também retratou santos católicos, como Sao Jerônimo (1618/1622).

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom estas imagens, concluimos a série dedicada a El Greco, este pintor excepcional de estilo único, que legou à cidade de Toledo e ao mundo quadros de intensa beleza e expressividade, que colocaram de maneira definitiva seu nome na História da Arte.

Uma resposta em “Museu El Greco de Toledo – Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s