Real Observatório de Madrid

No final do séc. XVIII, o continente europeu atravessava um período de profundas transformaçoes sociais e culturais, fruto da Revoluçao Francesa, da independência dos EUA, etc. Este século ficou conhecido como o da Ilustraçao, corrente cultural filosófica que pregava o predomínio da razao sobre os preceitos e superstiçoes religiosas. Em Espanha, reinava o monarca Carlos III, conhecido pelo apelido de “El Rei Alcalde”, graças as obras realizadas durante seu governo, que modificaram o aspecto da capital. Madrid, como sede da corte, foi alvo de inúmeras mudanças que afetaram até hoje sua paisagem urbana. Na zona do atual Paseo do Prado, muitos foram os edifícios construídos, com o objetivo principal de desenvolver o estudo das ciências, entre os quais mencionamos o Gabinete de História Natural, hoje Museu do Prado, e o Real Jardim Botânico. Em suas proximidades, vemos uma esbelta cúpula, pertencente ao Real Observatório de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construçao desta instituiçao de caráter científico se inseriu dentro deste contexto ilustrado. Sua origem está relacionada com a proposta feito pelo cosmógrafo Jorge Juan ao rei Carlos III em 1785, para que fosse construído um observatório para o estudo da astronomia, da geodésia, geofísica e cartografia. Sua construçao foi encarregada ao arquiteto mais famoso da época, Juan de Villanueva, autor entre outras obras, do edifício sede do Museu do Prado e da reconstrçao da Praça Maior de Madrid. O local escolhido para sua implantaçao situa-se ao lado do Parque do Retiro, precisamente chamado Cerillo de San Blás, cujo nome se deve a uma ermita dedicada ao santo, hoje desaparecida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA O edifício principal, que vemos acima, começou a ser levantado em 1790, transformando-se num dos monumentos neoclássicos mais importantes de todo o país. Abaixo, vemos o pórtico, composto por 10 colunas de ordem coríntio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADevido a carência de uma tradiçao astronômica em Espanha, os primeiros astrônomos iniciaram sua aprendizagem profissional em outros países europeus. Infelizmente, com a invasao de Napoleao a partir de 1808, ocorreu uma dispersao dos profissionais do observatório, bem como a destruiçao de parte de seus equipamentos, como o famoso Telescópio de Herschel, considerado um dos mais modernos e importantes da época (no próximo post, conheceremos um pouco mais deste instrumento).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs atividades científicas no observatório foram retomadas em 1845, e a construçao do complexo se finaliza com o arquiteto Narciso Pascual y Colomer. Em 1865, passou a chamar-se Observatório Astronômico e Metereológico, ocupando-se das previsoes climáticas até 1904, ano em que é integrado ao Instituto Geográfico Nacional. Nas últimas décadas, o Real Observatório de Madrid dedicou um grande esforço para a conservaçao de seu valioso patrimônio arquitetônico e de seus instrumentos históricos. Abaixo, vemos a cúpula desde o interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo salao principal do observatório foi instalado em 1990 um Pêndulo de Foucalt, um instrumento utilizado para observar o movimento de rotaçao da terra, em comemoraçao ao bicentenário do instituto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara conhecer o observatório, é necessário reservar lugar numa das visitas guiadas que periodicamente sao realizadas em torno ao complexo onde está situado. Nela, podemos admirar lugares emblemáticos, como sua biblioteca, cuja enorme coleçao de livros está formada por exemplares tao antigos como do séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, vemos outro dos edifícios que compoem o observatório, e a  fachada que serve de entrada ao mesmo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos alguns dos instrumentos históricos do observatório, com destaque para a incrível reconstruçao do Telescópio de Herschel, além de algumas histórias vinculadas a esta instiuiçao científica de importância fundamental na vida cultural do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s