Igreja de San Manuel y San Benito – Madrid

Madrid é uma cidade repleta de belas igrejas, dos mais variados estilos e formas. Hoje, conheceremos a Igreja de San Manuel y San Benito, situada na Calle de Alcalá,  em frente a uma das portas de acesso ao Parque do Retiro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste templo foi erguido nos terrenos da antiga Praça de Touros de Madrid. Representa, juntamente  com o Panteao dos Homens Ilustres (post publicado em 1/8/2013), um dos poucos monumentos de estilo Neobizantino existentes na capital. A igreja foi projetada pelo arquiteto Fernando Arbós y Tramanti (1840/1916), autor também do mencionado panteao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Sua construçao se insere dentro da denominada Arquitetura Historicista de finais do séc. XIX e princípios do XX, que se caracterizava pela reinterpretaçao de correntes e estilos artísticos anteriores, neste caso, a estética bizantina. Possui um planta centralizada de cruz grega, e no exterior destaca a torre de influência italiana e a imensa cúpula.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA história de sua construçao é curiosa. Construída entre 1903 e 1910, foi projetada como panteao para um casal catalao residente em Madrid, o empresário Manuel Caviggioli e sua esposa Benita Maurici, que doaram o terreno para sua edificaçao. Daí a explicaçao do nome da igreja: Sao Manuel (o marido) e Sao Benito (em relaçao à esposa. Como nao existia nenhuma santa com o seu nome, adotou-se o nome de San Benito, Sao Bento em portugês). No exterior, podemos ver o sepulcro projetado para o casal fundador, que se encontra no interior da igreja, rematado por uma grande cruz grega.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1902, um ano depois do falecimento do marido, Benita se compromete em entregar a igreja aos Padres Capuchinos e  realizar o sepulcro para ela, que nao chegou a ver o templo finalizado, e seu defunto marido. A Igreja de San Manuel y San Benito foi construída com grandes blocos de mármore branco. A planta possui um formato octogonal, típico dos monumentos funerários.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos  imagens das belas janelas e os respectivos vitrais que compoem a estrutura, desde a parte exterior e também vistas de dentro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo magistral interior da igreja, o material decorativo predominante é o mosaico, que adorna o ábside, a cúpula e as capelas. O ábside semicircular, por exemplo, está coberto por uma bôveda onde se representam a Cristo como Senhor do Universo, bendizendo e segurando a esfera do mundo, acompanhado dos 12 apóstolos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Altar Maior está presidido pela figura do Salvador, franqueado por duas esculturas sobre colunas de Sao José e Santo Agostinho, executadas em mármore de Carrara.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA preciosa cúpula está composta por 16 pequenos vaos que proporcionam iluminaçao ao interior da igreja, estando coberta em sua totalidade por mosaicos que representam 16 santos e beatos relacionados à Ordem de Santo Agostinho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, o belo púlpito.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo lado direito, vemos a capela de enterramento do casal fundador, presidida por uma imagem de San Benito e dois medalhoes com as figuras do casal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo lado esquerdo situa-se a Capela de Santa Rita, religiosa pertencente à Ordem de Santo Agostinho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAGraças a sua beleza, esta igreja é uma das mais solicitadas de Madrid para casamentos e batismos. O fabuloso órgao, construído na Alemanha em 1910, é bastante utilizado, tanto na liturgia, quanto em concertos de música sacra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Guerra Civil, os padres foram expulsos e 5 dos religiosos da comunidade foram assassinados. O templo foi fechado para o culto e transformado em armazém. Finalizada a guerra, os padres retornaram e iniciaram a reabilitaçao da igreja. Em 1965, transformou-se em paróquia, uma das mais queridas de toda a cidade.

Anúncios

Uma resposta em “Igreja de San Manuel y San Benito – Madrid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s