Salamanca Renascentista

Salamanca é uma cidade renascentista por excelência. Junto com as localidades de Úbeda e Baeza, situadas na Andaluzia, a cidade castelhana possui um riquíssimo patrimônio histórico vinculado a esta corrente artística. No final do séc. XV e todo o séc. XVI, Salamanca viveu seu período de máximo esplendor, que se refletiu na construçao de  vários de seus monumentos mais conhecidos. O papel da Universidade neste processo foi fundamental, tanto no aspecto cultural, na qual se formaram os altos funcionários, tanto do clero, quanto do estado, quanto na difusao do Renascimento. A chegada a mediados do séc. XV de mestres italianos que ensinaram as novas teorias filosóficas baseadas no Humanismo e na cultura proveniente da Itália facilitaram a propagaçao do estilo. No entanto, a estética renascentista tardou em chegar no país. Isso ocorreu, em parte, graças ao gosto, principalmente do clero, das anteriores formas góticas. Um dos lugares onde podemos apreciar a combinaçao da arquitetura gótica com os novos elementos renascentistas é na famosa Casa das Conchas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta emblemática construçao de Salamanca foi edificada entre 1493 e 1517, sendo considerada um palácio representativo da nobreza do séc. XVI. Monumento Nacional desde 1929, sua construçao foi encarregada por Rodrigo Maldonado de Talavera, cavalheiro da Ordem de Santiago e catedrático em direiro na Universidade de Salamanca, da qual também foi reitor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs obras prosseguiram com seu filho, casado com Juana de Pimentel. A concha representava o símbolo de sua família, enquanto a flor de lis adornava o escudo dos Maldonado. Ambos podem ser vistos na fachada da casa, decorada com mais de 300 conchas e brasoes de ambas famílias. Além do mais, vemos excepcionais janelas realizadas no estilo gótico. Outra explicaçao para a presença das conchas é o fato dos Maldonados pertencerem à Ordem de Santiago, sendo que um dos símbolos principais associados ao Apóstolo Santiago é precisamente a concha. A figura do leao decora algumas estâncias do palácio, principalmente no belíssimo claustro interior, representando o poder e a influência de seus proprietários.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas lendas enriquecem ainda mais esta bela construçao. Uma delas diz que debaixo de uma das conchas existe uma moeda de ouro. Nada raro, já que era costume colocar moedas nos cimentos das construçoes para atrair boa sorte. Outra lenda diz que a família escondeu suas jóias debaixo de uma concha, deixando documentada a quantidade exata escondida, mas nao a concha onde se encontrava o tesouro. Quem quisesse encontrá-lo, deveria pagar uma quantidade de dinheiro como fiança. Caso encontrasse, ficava com o tesouro e recuperaria a quantia investida. Caso contrário, perderia tudo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, a Casa das Conchas é uma biblioteca e pode ser visitada. Outro monumento emblemático, construído no estilo renascentista, é a denominada Casa das Mortes, levantada em 1500 e projetada pelo arquiteto Juan de Álava.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Casa das Mortes é um representante do Estilo Plateresco, assim chamado pela semelhança de seus elementos com o minucioso trabalho executado no ofício da platería, ou seja, os artesoes que trabalhavam com a prata. A característica ornamentaçao da casa, composta por caveiras e figuras grotescas, e o assassinato de 4 habitantes na casa no séc. XIX propiciaram  esta sinistra  denominaçao ao edifício. Na fachada destaca a figura esculpida do Arçobispo Fonseca, um dos mais relevantes na história da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos personagens mais importantes do Renascimento Espanhol foi o arquiteto Rodrigo Gil de Hontañón (1500/1577), que deixou um grande legado construtivo por Salamanca. A partir de 1538, participou na construçao da Catedral Nova, além de palácios que serviram de exemplo arquitetônico. Este é o caso do conhecido Palácio de Monterrey, um dos máximos expoentes do Estilo Plateresco e da Arte Renascentista no país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Monumento Nacional desde 1929, sua construçao foi ordenada pelo III Conde de Monterrey a partir de 1539. Atualmente, pertence à Casa de Alba, e seu valioso patrimônio artístico pode ser visto, mediante uma larga lista de espera…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA importância histórica e artística do edifício fez com que fosse muito imitado, principalmente no final do séc. XIX, com o advento do neoplateresco, tendência arquitetônica que se insere dentro da Arquitetura Historicista, que visava recuperar nas construçoes os antigos estilos nacionais encontrados no país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém atribuído a Rodrigo Gil de Hontañón é o Palácio Figueroa, atualmente o Cassino de Salamanca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm amável funcionário me permitiu entrar no edifício e admirar sua bela escada renascentista, além do salao principal, utilizado hoje em dia para festas e comemoraçoes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “Salamanca Renascentista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s