Praça Maior de Salamanca

Na Idade Média, as praças das cidades se transformaram no centro da vida social, geralmente devido a sua funçao original como local onde se situava o mercado. Em Salamanca a praça principal estava localizada entre a Catedral e a Universidade, ou seja, entre o centro cultural e religioso. O rebuliço e a frenética movimentaçao existente neste espaço perturbava tanto aos eclesiásticos, quanto aos estudantes. Este foi o pretexto para a construçao de uma nova Praça Maior planificada, que fosse digna representante desta cidade universitária de grande prestígio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO arquiteto Alberto de Churriguerra foi o encarregado de projetar uma esplêndida praça barroca, uma das mais belas e suntuosas de toda Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu talento como arquiteto ficou demonstrado ao combinar de forma harmoniosa as linhas retas dos edifícios com as curvas dos arcos, presentes em todo o perímetro da praça. Abaixo, vemos um dos portais de acesso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Praça Maior de Salamanca foi edificada entre 1729 e 1755 durante o reinado de Felipe V, o primeiro monarca da dinastia borbônica do país, como comprova a inscriçao numa das fachadas da praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO sucessor de Alberto de Churriguerra, Andrés Garcia de Quiñones, rompeu o equilíbrio arquitetônico da praça ao construir no lado norte o Edifício do Ayuntamiento (prefeitura). Apesar disso, o resultado final foi extremamente satisfatório…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm conjunto de estátuas presidem a parte superior do edifício. Da esquerda para a direita, representam a Astronomia, a Agricultura, o Comércio e a Indústria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAcima, vemos as bandeiras de Espanha, da cidade de Salamanca e da Uniao Européia.A Praça Maior foi definida como a “sala de estar” da cidade, servindo como eixo circulatório de seu centro histórico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma parte do perímetro da praça foi decorada com medalhoes representativos de vários personagens relativos à história do país, como o próprio rei Felipe V, patrocinador da construçao da praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO famodo herói castelhano El Cid também foi representado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMiguel de Cervantes, o escritor espanhol mais universalmente conhecido, foi igualmente lembrado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Praça Maior de Salamanca foi uma das últimas construídas no país, e a experiência construtiva acumulada destes emblemáticos lugares da vida social e cultural a transformaram numa referência a nível nacional.

Deixe um comentário