Salamanca Modernista

Chegamos ao final da longa série de matérias sobre Salamanca. Finalizamos com um post sobre a chamada Casa Lis, uma belíssima construçao que vale a pena conhecer. Este palacete modernista é o único exemplar deste estilo em toda a cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi construído sobre uma parte da antiga muralha, estando formado em sua parte posterior por uma maravilhosa galeria acristalada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA escada de acesso também se destaca por sua harmoniosa arquitetura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Casa Lis foi construída graças ao industrial Miguel de Lis, que em suas viagens pela Europa pôde conhecer de perto as obras modernistas mais representativas do continente, assim como ao arquiteto Joaquín de Vargas, que conhecia os trabalhos realizados pelos arquitetos modernistas belgas, que tanta influência exerceram no desenvolvimento e expansao do estilo. Abaixo, vemos a fachada principal do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo podemos ver, na fachada aparece a data de finalizaçao da Casa Lis (1905). Atualmente, é a sede do Museu de Arte Noveau e Artes Decorativas, um lugar escolhido a dedo para a temática desta instituiçao cultural. Os detalhes modernistas aparecem nas portas e no trabalho de ferro forjado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATanto o acervo do museu, quanto seu interior, sao deslumbrantes. Lamentavelmente, as fotos nao estao permitidas. Mais um motivo para ir a Salamanca, conhecer seu centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade, e ver de perto este magnífico edifício…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s