Neomudéjar em Madrid – Igreja de Santa Cristina

A Paróquia de Santa Cristina é um belo exemplo de templo católico construído no Estilo Neomudéjar em Madrid. Situada no Paseo de Extremadura, foi projetada pelo arquiteto Enrique Repullés y Vargas (1845/1922). Ainda que nao cultivou exclusivamente este estilo, é considerado um dos principais nomes do neomudejarismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO desenho da igreja é um arquétipo do estilo desenvolvido pelo arquiteto, com a torre colocada em seu eixo longitudinal.

DSC08407Este modelo construtivo foi inspirado na Igreja de San Matías, situada no Distrito de Hortaleza e também realizada por Enrique Repullés y Vargas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInaugurada em 1879, a Igreja de San Matías é um dos primeiros exemplos do neomudéjar aplicado a arquitetura religiosa na capital. O templo original foi derrubado em 1850, sendo substituído pelo atual. A igreja sofreu grandes prejuízos com a Guerra Civil Espanhola, quando foi utilizado como armazém e quartel. Felizmente, foi restaurado em 1940, um ano depois do término das batalhas. Abaixo, vemos detalhes neomudéjares em um de seus muros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERARetornando a Igreja de Santa Cristina, é conveniente mencionar que ocupa o lugar da Ermita do Ángel de la Guarda, construída em 1606 e demolida em 1783. Enrique Repullés combina a arquitetura neogótica  (observada nos arcos ojivais, típicos do gótico) e a neomudéjar, com grande influência das igrejas mudéjares de Toledo. Sua ornamentaçao externa é muito rica, com várias tonalidades de cores, graças a utilizaçao de diversos tipos de tijolos. A história da igreja está relacionada com a rainha regente Maria Cristina, segunda esposa do rei Alfonso XII, que a finais do séc. XIX fundou um asilo para os meninos pobres de Madrid. Em 1904, anexa ao asilo, se construiu a igreja, finalizada em 1906. Abaixo, vemos um dos arcos da fachada, uma combinaçao da forma ogival do gótico com o arco de ferradura típico das costruçoes islâmicas.

DSC08405A parte interior da igreja surpreende por sua belíssima decoraçao.

DSC08384DSC08377A decoraçao interna foi inspirada numa corrente artística denominada Alhambrismo, cuja finalidade era recriar uma imagem idealizada do Palácio Nazarí da Alhambra, localizado em Granada.

DSC08379A seguir, vemos alguns detalhes decorativos e construtivos do interior da Igreja de Santa Cristina.

DSC08388DSC08391O teto da igreja foi construído com um artesanato de madeira, algo comum nos templos mudéjares.

DSC08393Quando conheci esta igreja, fiquei surpreso e admirado com sua construçao, além da alegre e colorida decoraçao de seu interior.

DSC08402

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s